quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Fidelidade
(Um post longo e sério)

Olhando meus arquivos, achei isso aqui. Justamente algo sobre o que eu tenho pensado muito ultimamente.

Vejam o que eu pensava la pelos idos de 2001:

"Sabe o que eu penso sobre isso? Penso que é muito relativo. Sim, eu tenho aqueles papos modernosos de que fidelidade não é o essencial numa relação. Essencial é respeito e carinho. Fidelidade deve ser um acordo e não uma imposição social. Não é só porque dizem que devemos ser fiéis que eu vou ser. Eu sou fiel ao acordo implicito ou explicito estabelecido entre mim e o sujeito com o qual estou me relacionando. Se chegarmos a conclusão de que não vamos trair, não deve haver traição. E traição é relativo. Não é necessariamente algo físico. Se o cara que tá saindo comigo chega e me diz que ficou a noite toda com uma garota, eu vou levar numa boa. Peço até os detalhes, se bobear. Eu vou ficar mesmo preocupada se estiver havendo envolvimento emocional. Aí sim, o papo é outro. Beijar na boca não é trair não... Pelo menos não para mim. Trair é quebrar o acordo da relação, desrespeitar.E pau no cu desses que dizem que amor não existe sem fidelidade. O meu amor é poligâmico.O amor é singular, diferenciado em cada relação."

No final de 2003, eu tinha as seguintes conjecturações:

"(...)É que eu venho pensando sobre os modelos de relacionamento que vivemos. Me parece bem claro que estao esgotados, que pretendemos repetir o modelo de namoro da epoca de nossos avos, mantendo alguns valores, mas com a diferenca de podermos fazer sexo (antes que algum chato de plantao reclame: é uma metafora, ok?). Mas qual seria a alternativa?Na verdade, a pergunta se resume a: fidelidade e exclusividade sao importantes ate que ponto? O que essas duas coisas garantem de fato em uma relacao?? Afinal, é possivel transar sem amor. Transar sem se sentir traindo. Amar e ficar com outro, continuar amando e ficar com o amado e com o outro tambem, tudo ao mesmo tempo agora. E sem prejudicar o sentimento....E o mais interessante de tudo... Podemos transar com amigos sem que eles deixem de ser amigos sem inviabilizar a continuidade da amizade e/ou do sexo ocasional.Nisso tudo, como ficam os sentimentos? Como devemos nos colocar diante de tantas possibilidades e novidades? Qual é o modelo de relacionamento que pode atender as expectativas? Os compromissos do carinho e do respeito sao suficientes, neste caso?Isto porque muito embora tudo que eu ja expus seja viavel, queremos sim ter alguem ao nosso lado. Mas as vezes parece que o que temos nao é o suficiente. Buscamos mais. Buscamos felicidade plena e absoluta... O risivel ideal.Sao essas as perguntas para as quais meu coracao nao encontra resposta, muito embora eu consiga construir bons modelos teoricos, mas furados por essencia. E é na resposta que mora, por hora, a chave da minha tranquilidade. Talvez so mesmo ouvindo o coracao em cada caso para se saber a resposta. Mas o coracao mais cala do que fala... Porque, diferentemente de mim, que preciso de explicacoes racionais e plausiveis, meu coracao se preocupa em curtir o instante."


Um dia eu falei para um amigo: "Nao entendo para que serve a fidelidade. No dia que entender, vou ser a mulher mais fiel do mundo."

A vida deu voltas e voltas e hoje eu estou aqui: achando fidelidade importantissimo, pre-requisito de qualquer relação. Nao vou saber colocar em palavras porque passei a achar a fidelidade importante. Talvez seja mais um sentimento do que propriamente uma elocubração cheia de racionalismos. Ou entao a constatação mais simples de todas, decorrente das minhas experiencias pela vida: sem fidelidade nao dá certo. Nao estou preparada para lidar com a infidelidade e suas decorrencias. O outro tambem nao esta preparado para lidar com isso, por mais que diga que sim. No dia em que eu conseguir por em palavras mais claras o porque da importancia, eu conto para voces.

Mas continuo achando que toda regra para valer deve ser explicita. Deve-se conversar sobre isso. No entanto, nao sei se hoje eu aceitaria um relacionamento sem fidelidade. Para que? Nao funciona mesmo!

E sem esse papo de envolvimento emocional que caracterizaria a traição, como falava de 2001. Ficou com outra = traiu. A regra é clara. E fim de papo.

Nenhum comentário: