terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Sobre o Natal


Agora que já passou todo o furor natalino, posso exercitar livremente minha liberdade de expressao sem receio de ser tachada (sim, esse tachada é com CH e nao com X) de estraga prazeres.

A questao é um pouco complexa.

Para começar, minha familia mudou muito de uns tempos para ca e Natal nao é mais o momento de reunir a todos os primos e tios. Natal ultimamente tem sido uma epoca em que passo com meus pais e minha tia avo. Sinceramente? É como um dia normal na minha casa ja que aqui temos o habito de jantar juntos todos os dias. So que um jantar que demora 10 horas para ficar pronto e mais umas 2 para arrumar a bagunça depois.

A comida é boa, ok. Ponto para o Natal.

Ai vem a parte dos presentes... Dar presentes para todos em uma ocasiao so porque é de praxe faze-lo. Amigos proximos e meus pais me conhecem... Eu dou presentes aos outros sem motivos, em datas aleatorias. Dou presentes porque gosto deles, porque senti que certa coisa era interessante para uma pessoa, etc. Por isso mesmo nao gosto da obrigacao de dar presentes. Nem um pouco.

Nem da obrigacao de gostar do Natal e de parecer feliz nesta epoca do ano. Nao que eu esteja triste atualmente, mas tambem nao ficaria feliz só porque é Natal.

Ja gostei de Natal quando pequena. Talvez um dia volte a gostar. Mas hoje Natal é para mim uma festa da gula e do dinheiro, distanciada de todos os lindos e belos ideais que deveriam ser propagados nesta epoca.


Há uma boa cronica sobre o assunto: A pior semana do ano

PS: Eu gosto de reveillon. Pela perspectiva de renovacao das esperancas (grandes mudancas costumam acontecer na minha vida na epoca de reveillon), pela bagunca e pela farra com os amigos! :P E pela calcinha rosa que pode ser bobeira, mas que tem funcionado nos 2 ultimos anos! rs Muito amoooooooor!

Nenhum comentário: