sábado, 19 de fevereiro de 2005

Interlúdio 8

Era vespera de Natal quando terminaram. Talvez a mais infeliz das ocasioes para se estar infeliz. Ela estava. Esteve por muitos dias, podia ate dizer por algumas semanas.

Mas passou. Passou porque estava longe dele e de tudo que lhe fizera sofrer tanto, porque entendera que para ela seria melhor desta assim. Foram felizes em alguns momentos? Ela nao saberia dizer. Nao poderia falar sobre o que era céu e inferno ao mesmo tempo. Definitivamente, eles nao foram feitos um para o outro.

Disse-lhe tudo o que desejava dizer:
- Nao me amaste, disso so eu sei. Deverias ter me deixado ir antes. Teria sido melhor. Nao pensaste em mim. Foste egoista.
Ouviu tudo o que nao queria ouvir:
- Voce nunca me teve no âmago.

Meses depois encontraram-se numa daquelas ocasioes inevitaveis. Ela nao sentia nada. Mas nao queria estar ali por muito tempo. Cumprimentou cordialmente, como faria com qualquer um. Sempre achara que era preciso manter uma distancia apos o termino de um relacionamento.

Ele sorriu e parecia querer puxar algum assunto:
- Voce parece muito bem... E...

Ela nao quis conversar. Sorriu, cumprimentou e saiu.

Por isto mesmo, ele lhe telefonou em seguida. A tecnologia pode ser muito indesejavel algumas vezes:
- Voce esta otima. Parece remoçada. Esta namorando?
- É a minha vida... Nao lhe devo satisfações.
- Ao menos diga-me se esta namorando.

Ela riu. Ele respondeu:

- Me senti como na musica "Olhos nos olhos"(1), do Chico. Com a diferença de que a percepção é minha: voce está remoçada e feliz, como diria a canção.

Ela riu e nada respondeu.

Estava namorando. Com outro, logico. Apaixonada e muito feliz. Havia entendido o que demorou 1 ano para entender: eles nunca seriam felizes juntos.

E aquele amor? Acabou. Foi o mais doce presente de Natal - no meio de tanta amargura e tristeza - que a vida lhe deu.


(1) Eis a canção citada. O Chico é um genio:

OLHOS NOS OLHOS
(Chico Buarque)

Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci

Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais

E que venho até remoçando
Me pego cantando
Sem mas nem porque
E tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você

Quando talvez precisar de mim
'Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz

Nenhum comentário: