domingo, 14 de outubro de 2007

Amar exige bem menos trabalho que odiar.
Alem de fazer um bem danado.

Esquecer, no entanto, é mais dificil que desculpar.

E perdoar, ato tao nobre, é o mais complicado de todos.
Para mim beira a impossibilidade. Nao me sinto um ser humano menor por isso. So acho que perdoar é algo muito maior que desculpar e que demanda mais cuidado. Exige que o outro reconheça a falha, se desculpe e nao reincida no erro. De nada adianta perdoar quem só repete velhos erros?

Apesar disso, ha buracos que se abrem em nossas almas que nem com todos os perdoes, nem com tudo que se faça eles se fecham. Moldam para sempre sua personalidade e te acompanham em cada decisao. Um vazio se faz quando se pensa nisso. E mesmo que anos se passem, o buraco estará ali. Um fosso, uma regiao de apatia na alma. Algo que doi profundamente quando se chega perto.

Algo que nao se consegue esquecer. Nem com todos os perdoes.

Por sorte ou azar, nessa vida há muitos buracos que se fazem nas almas. E sempre podemos voltar a atencao para o mais recente ou o mais fundo.

Ate que nao sobre nada. So um vazio onde um dia existiu alma.

___

Lembrei por acaso de uma historia que ouvi de uma amiga. Ela era apaixonadissima por um garoto, mas tinha um relacionamento aberto, um namoro, com outra pessoa. E saia com os 2. Um dia andava pelo Centro da cidade conversando com este menino que era sua paixao sobre seus encontros e desencontros. Uma hora disse-lhe:

- Eu sou mesmo muito mal amada!

Ao que ele retrucou prontamente:

- Nao venha me dizer que uma mulher que tem dois homens é mal amada. Isso é um absurdo.

Na hora, ela ficou em choque e nao soube o que responder. Fosse hoje teria dito:

- Se fosse bem amada, so precisaria de um.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deds,
O problema do perdão é que quem pede normalmente dá apenas uma justificativa perante o fato sem o menor peso na consciência e aparece pouco tempo depois fazendo a mesma coisa, mudando apenas uma tonalidade ou outra.
Quanto a sua amiga, de fato ela precisaria só de um...
Beijos.