segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sobre relacionamentos

Há um tempo atrás eu me dizia fã de relacionamentos inominados, achava que nomes eram mero capricho, uma convenção social dispensável, uma chatice sem fim. Afinal, super moderno não carimbar um relacionamento como sendo isto ou aquilo.

Hoje eu tenho uma outra compreensão. Os nomes dos relacionamentos servem para que saibamos o que esperar do outro e como deveríamos nos comportar em relação a esse mesmo outro. Ajuda-nos a lidar com expectativas e modulá-las de acordo com nossos anseios.

Para pessoas ansiosas esclarecer o teor de um relacionamento parece essencial, parte do viver. Ajuda a dar calma, a ponderar e nao ter vontade de sair correndo pela primeira porta que se abrir. Poupa também aqueles momentos inquisitoriais em que voce pergunta mil vezes para a pessoa o que ela sente ou então os martírios mentais de reviver frases, comportamentos e situações em busca de uma certeza sobre o que sente e o que espera o outro.

Faz tempo que deixei de ter medo de relacionamentos. Nem por isso me jogo de cabeça. Sou muito mais ponderada hoje em dia. E preciso nomear as situações. Namorar, casar, ser amigo é algo muito sério para mim.

Eu levo relacionamentos e sentimentos alheios a sério, com todo respeito que posso. E não consigo, não conseguirei nunca deixar de esperar que os outros façam o mesmo por mim.

Nenhum comentário: