domingo, 29 de julho de 2007

Eu amo a Italia. Eh a 3a vez que venho para ca e nao me canso. Claro que das outras vezes eu vim muito pequena. Achei que dessa vez eu ia me bastar de Italia e nunca mais pretender voltar. Mas nao eh possivel isso acontecer. A Italia eh inesgotavel.

Estou em Roma agora e ja tinha vindo aqui antes, bem como Florenca. Para conhecer e absorver Florenca, eh preciso uns 7 dias no minimo. A vantagem eh que da para fazer tudo a pe. Mas eh preciso ter uma certa disposicao tambem. Eu gosto de Florenca, mas confesso que nao me bate tanto o coracao quanto Veneza, Paris, Assis ou Roma.

Por conta da correria da excursao acabei ficando so 4h em Veneza, mas depois quando eu estiver com mais calma na casa da minha tia no norte da Italia pretendo voltar e passar um dia na cidade. Merece.

Alias, nem falei da cidade. Eh linda de morrer. Tem uma igreja com o interior maravilhoso e eh incrivel ver a vida funcionando naquelas ruelas e atraves de barcos e gondolas. Claro que o centro historico de Veneza eh mais turistada mesmo e os venezianos preferem morar em cidades proximas, mas isso nao a torna menos linda.

A cidade italiana que me surpreendeu porque nao eh taaaao turistica como Roma ou Veneza foi Assis. Assis guarda a catedral de Sao Francisco de Assis, uma igreja lindissima. Mas suas ruelas sao ainda mais encantadoras. A cidade parece um cenario de filme. Toda em ladeiras, com predios de tijolinhos pequenos e flores saltando das janelas. Como fica no alto aqui e ali se tem uma visao maravilhosa dos campos da Toscana. Vale a visita. Mas 1 dia ja da pra dar conta da cidadezinha.

Quanto a Roma... Bem, Roma eh incrivel. Enquanto Paris tem toda aquela beleza construida nos seculos XV em diante, Roma guarda tesouros da Antiguidade. Alguns predios datam de antes de Cristo. Eh incrivel ver como ainda funcionam. Muitos ainda tem utilidades para alem do valor turistico. As Termas de Caracala, por exemplo, viram palco de consertos. A cidade eh um desbunde. A cada metro vc esbarra com um pedaco de um castelo, um predio medieval ou coisa que o valha.

A parte ruim mesmo eh o calor italiano. Hoje mesmo me rendi. Ia caminhar e fazia um calor terrivel - pior do que o do Rio porque aqui o calor eh seco - quando vi agua e internet, com direito a ar condicionado. Nao resisti.

Algumas cidades italianas tem o habito da sesta e vendo esse tipo de habito vemos como faz sentido em uma cidade como esta.

Bom, acho que eh isto. Estou muito bem e muito feliz.

Acho que me basto em qualquer cidade da Europa. Mas aqui e ali vou fazendo uma das coisas que mais gosto: amizade. :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Deds

Como vc ta, Bella?
Amizade ne...otimo fazer novas....
Bons Passeios....nem precisa desejar...vc sabe mesmo se divertir...mesmo na correria da excursao...

Beijos, Ate mais noticias!!

Tchau Bella

PS. Os Italianos sao lindos nao?
hehehehe

Este é meu email se quiser me escrever...

priscisoares@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Hummm... Tou apaixonada pela Itália, só ao te ler. Aproveite!