sexta-feira, 11 de junho de 2004

Dogville

Assisti a ultima sessao de cinema que vai passar do Dogville. Agora acho que so em locadora mesmo.

A sugestao foi minha e o convite foi prontamente aceito pela Rita, Nina e pelo Joao. Os 3 se amarraram no filme.

Um filme muito bom para se refletir sobre a vida. E tem uma critica interessante que da para se fazer em relacao ao capitalismo. Mas confesso para mim que nem foi esta critica que me chamou atencao nao.

O que me deixou pasma foi a percepcao - tantas vezes por mim ignorada - de que os valores de moralidade variam de acordo com a necessidade e o interesse das pessoas. Como elas sao capazes de jogar seus valores no lixo e de justificarem suas atitudes simplesmente porque querem que seja assim feito. So que a diferenca é que o filme retrata isso de uma maneira muito chocante.

E mais... Quanto mais fazemos, mais esperam que nos façamos ainda que nao seja preciso fazer. Eu vivencio isso diariamente na representação de turma la da faculdade. E detesto. Muito, muito. E cada dia me fazem detestar mais.

Vejam o filme... Mas vejam de espirito preparado porque nao é para qualquer um nao. É um filme para se pensar e daqueles que quem curte so super producoes hollywoodianas certamente nao vai gostar.

Nenhum comentário: