segunda-feira, 8 de março de 2004

Por que os relacionamentos terminam?

No meu entender, as relações acabam porque o amor - em qualquer uma de suas multiplas formas e manifestações - e/ou a vontade de ficar junto acabaram. Ou os dois, sem importancia de ordem. Pode-se amar e nao querer mais estar junto motivada ou imotivadamente. Estar junto sem amar, por diversas razões.

Nao ha matematica, formulas e equacoes que possamos fazer quando tratamos de sentimentos para sabermos o que vai acontecer, que riscos devemos assumir, etc.

Sofrer numa relação é um destes riscos ao qual todos nós estamos sujeitos, sob pena de o excesso de auto-piedade nos privar de momentos maravilhosos e ate mesmo da propria experiencia da felicidade, por mais fugidia que seja. Nos privar da tentativa absurda, da loucura, de seguir nossos instintos. Nos privar de tudo que fazemos por amor.

Podemos cometer os maiores erros na relação, sofrer pelas falhas da pessoa amada... Mas ainda assim podemos ser perdoados ou perdoarmos e o relacionamento continuar. Tudo porque ainda subsiste a vontade de estar junto.

Por isso mesmo, nao ha motivos a serem buscados para um relacionamento que terminou. Nao adianta tentarmos buscar explicacoes absurdas para nos consolarmos. Nada disso faria de fato diferenca porque a verdade é uma só: o amor e/ou a vontade de estar junto nao existem mais.

Nenhum comentário: