Apesar de nao parecer através dos trechos que aqui inserirei, este amor a que venho me refindo nao é aquele amor homem e mulher, muito embora possa sê-lo tambem, desde que nao estereotipado e idealizado ao extremo, sem aquele romantismo pejorativo. Trata-se de um amor diferenciado, singular existente em cada uma das nossas relacoes. Nas relações entre as pessoas, sejam estas pretendentes, namorados, amigos, parentes...
(in 'A maior paixão')
"Eu tivera espiritualmente uma absoluta conquista, eu imaginara tudo quanto o amor pode dar; graças àquela mulher os meus nervos vibraram várias semanas, o meu cérebro criou uma ação belamente realizada, o meu coração tremeu no vórtice da realidade com medo ao fim feio da vida e salvou-se ainda graças a ela. Foi a mais perfeita paixão da minha vida."
(in 'A maior paixão')
"Amar é sofrer, mas ser amado é o cataclismo. Nao se pode fazer mais nada. (...) Ao demais o Elifas Levi já teve uma frase lapidar: '- Queres possuir? Não ames! Nós, sem inteligência, em vez de possuir, somos possuídos. A inteligência é um perigo no amor."
(in 'A amante ideal')
Nenhum comentário:
Postar um comentário