quarta-feira, 19 de maio de 2004

Sobre a faculdade

Depois que entraram os novos professores concursados na minha faculdade - todos pegando as turmas no meio do semestre, numa correria danada - as aulas melhoraram significativamente de qualidade.

O professor de Penal que entrou... otimo professor, diga-se (veremos depois da prova, ne? hahahaha). Vive dizendo que continua tendo surpresas a cada vez que comparece a nossa faculdade. Que nos damos a ele surpresas inacreditaveis.

Alem do caos institucional que vivemos, por conta dos problemas oriundos da saida temporaria (ou expulsao - realizada em grande parte pelos proprios alunos -, tanto faz) do diretor-interventor e suas idas e vindas por meio de liminares, ha o problema constante da lesao ao ensino. Os semestres irregulares, o troca-troca de professores - alguns nem tao bons assim, a quebra do ritmo academico, os programas que nao sao completados, as greves, a infra-estrutura pessima, enfim. So resta mesmo o material humano que, graças ao bom Deus, é de qualidade ímpar. Acho que a força de vontade daqueles que estão em instituições de ensino publico é que lhes move.

Hoje o professor descobriu que nos nao sabiamos bem a primeira parte da materia e ouviu um pedido dos alunos para que ele fizesse revisao e tals. Sugerimos outros dias para que ele desse aula, um sistema de reposição de matéria, ouvimos sugestões dele, pedimos para que ele voltasse determinados pontos. O professor acatou.

Ninguem reclama dos 4 tempos seguidos da materia dele. Reclamamos do curto tempo para as aulas, da materia perdida nao por culpa dele, claro, do tempo exiguo que resta ate o fim do semestre. E ha o medo de nao te-lo como professor no proximo semestre, de nao ver a continuidade do que vem sendo feito, enfim... O medo eterno de sair da faculdade sem saber o minimo que se deveria.

Na verdade, tudo isso para dizer que qual nao foi o espanto - e eu creio que a comoção tambem - do professor ao ver aquela turma querendo tanto ter aula. Disse-nos que quando um professor dizia a uma turma que iria faltar, toda turma ficava alegre. No nosso caso, nao... Todos ficamos tristes e apavorados.

O que existe la é uma enorme expectativa dos alunos para com os professores que ingressaram na casa. Uma expectativa de que aquela pessoa seja capaz de resolver alguns problemas e abrandar uma inseguranca coletiva oriunda da possibilidade da falta de conhecimento.

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