quarta-feira, 12 de dezembro de 2001

Ontem eu comecei a fazer algo muito legal: resgatar a historia da minha família. É que aqui em casa ninguem tem a tradicao de contar as coisas da família, nem os pratos típicos a gente faz, nada disso. Fica tudo esquecido. Eu vou pesquisar até encontrar tudo que eu puder saber, para poder passar para os meus filhos e netos.

Eu tenho descendencia árabe, italiana, india, negra... sou uma demonstracao clara da historia de miscigenacao desse pais. E me orgulho muito disso. Acho lindo. :)

Mas eu quero mesmo é resgatar as historias da parte arabe da familia porque a italiana minha mae já levantou quando foi tirar cidadania e me contou. Fiquei sabendo que o sobrenome da minha tia avó indicam de quem ela é neta e de que cidade ela é. Assim, ela é Agostinho porque é filha de Agostinho e Nayme porque ela veio da cidade de Name (o Y foi uma corruptela a brasileira), que o meu avo ajudou a fundar, ainda na epoca do imperio turco-otomano!!! Surreal! :) Tambem soube que nao temos ligacoes com muculmanos... Minha familia era crista ortodoxa. Poxa, eu bem que gostaria de ter algo a ver com os muculmanos.

E foi lindo ver a minha tia avo falando que tem muito orgulho de ter descendencia arabe. Ela tem razao: os arabes levaram varios progressos para a Europa. Foram as trocas comerciais com outros povos, principalmente com os arabes, que contribuiram para a difusao de novas ideias e com as ideias, novas necessidades... Isso acabou gerando uma mudanca ideologica que ajudou a acabar com a Era das Trevas (idade média), com a incontestabilidade da Igreja, etc. Isso de uma maneira muito resumida, porque houve fatores politicos e economicos tambem. :)

Lindo. :)

Nenhum comentário: