terça-feira, 11 de setembro de 2001

Eu acho que eu fui levemente mal interpretada no meu último post. Eu nao estou dizendo que a culpa é dos EUA e pronto. Tou dizendo que a política de armamento que os EUA têm proposto leva a isso mesmo: radicalizações. Num mundo em tensões cada vez maiores, sejam por conflitos étnicos, religiosos, etc. é um absurdo pregar rearmamento. As nações opositoras se sentirão obviamente ameaçadas e buscarão fazer o mesmo, como forma de defesa.

Acusam terroristas palestinos. Vem cá... Os EUA tem manifestado apoio explicito as causas de Israel, até porque os judeus tem grande poder no território americano. Os EUA, que sempre fazem questão de se colocar como árbitros dos conflitos mundiais, não estão sendo justos. É notório o massacre que Israel, estado nitidamente mais poderoso que a Palestina, tem feito sobre a população palestina. Isso gera sim sentimento de revolta e revanchismo por parte dos povos envolvidos. Israel invadiu território palestino e recusa a sair de lá. Mesmo país que ganhou sua terra depois de tanto batalhar; deveria saber respeitar outros povos por ter sido historicamente desrespeitado. Os palestinos por sua vez, também tem lá sua parcela de culpa, o descontrole dos grupos terroristas por exemplo, é gravíssimo. NÃO ESTOU JUSTIFICANDO O MASSACRE, porque ceifar vidas é sempre injustificável. Só estou dizendo que a questão vai muito além da religião...
Até onde irá a ambição humana?

Os EUA disseram que haverá retaliações aos envolvidos no massacre. Eu concordo que alguma atitude drástica precisa ser tomada, mas ela tem de ser muito bem pensada e feita com os ânimos mais frios. "Olho por olho e o mundo acabará cego."

Nenhum comentário: