quarta-feira, 13 de março de 2002

Tsc, tsc, tsc. Esses jornalistas realmente precisavam ter feito mais aulas de historia ao longo da vida. É para nao falar asneiras, sabe?

"NAÇÕES UNIDAS - O Conselho de Segurança das Nações Unidas apoiou em resolução publicada na noite de terça-feira, pela primeira vez em sua história, a legitimidade da criação de um Estado palestino."

A ONU apoia ha muito tempo a criacao de um Estado Palestino. Há milhoes de resoluções neste sentido, datando desde a partilha da Palestina. Para mim, a ONU já legitima o Estado Palestino há muito tempo.

Ai estao as principais:

181 (1947) Determina a partilha da Palestina em dois Estados independentes, um judeu e outro árabe.
194 (1948) Regulamenta a internacionalizacao da cidade de Jerusalem e garante o retorno de todos os refugiados palestinos a seus lares.
242 (1967) Exige a retirada imediata das tropas de Israel dos territorios ocupados e reconhece o direito de independencia e soberania a todos os Estadis da região.
338 (1973) Determina o cumprimento da resolucao 242.
3236 (1974) Reconhece o direito do povo palestino de lutar por todos os meios pela recuperacao de seus direitos inalienaveis: retorno ao lar, autodeterminacao, independencia e soberania nacionais.
3237 (1974) Admite a OLP como membro observador na ONU.
3379 (1975) Condena o sionismo, caracterizando-o como uma forma de racismo.

Se, apesar de todas as resolucoes, ainda nao foi formado o Estado Palestino, é por pura incompetencia da ONU. Incompetencia nao... Pelo simples fato desta instituicao ser um fantoche dos EUA.


Quem quiser ter uma ideia do que a ONU faz, eu recomendo assistir o filme "Terra de Ninguem". Nao se trata da questao palestina, mas dá para entender direito o que é a ONU.

Nenhum comentário: