quinta-feira, 4 de outubro de 2001

Diazinho movimentado esse, hein? Movimento estudantil é isso... Correria pra cá e pra lá, pra botar a boca no mundo, assegurar direitos, divulgar, pedir conselhos... É uma confusão do cão, mas é um desgaste que vale muito a pena quando a gente vê as coisas funcionando, quando a gente consegue alcançar objetivos grandiosos.

Pode ser utopia da minha parte, mas eu nao vou ficar sentadinha na cadeira vendo o país na merda, vendo a educação sendo destruída, vendo a saúde destruída, vendo o que o cartel das empresas de onibus faz com o preço e com as pessoas que tem direito a gratuidade, etc. Nao, isso nunca! Eu vou lutar por cada um dos meus direitos, manifestar a minha indignacao. Eu quero sim ver o país mudar porque eu acho possível, porque eu quero algo melhor para mim e para todas as outras pessoas. Lutar é cansativo sim, mudar uma situação que se perpetua injustamente há decadas (para nao dizer seculos) é dificil. Mas nunca pode ser visto como impossível. Se todos acharem isso, qualquer mudança fica inviabilizada. Coçar o saco em casa também nao vale. Tem de protestar mesmo, usar todos os recursos. Xô, preguiça!


Cortaram os salários dos funcionários publicos. A justiça mandara o governo pagar. O direito de greve é constitucional. O que se faz? A Adufrj (associacao de docentes da ufrj) entrou com um processo para pedir a prisao do ministro Paulo Renato por crime de responsabilidade. Se vai funcionar? Obvio que nao. Mas é isso que se faz com quem nao cumpre a lei, com quem comete crimes: processa-se e prende-se. Ter a iniciativa de processar ao invés de apenas reclamar já é um grande passo.

É preciso cobrar, é preciso acreditar.

Nenhum comentário: