quarta-feira, 31 de outubro de 2001

Um pouco de Wicca para vocês...

A festividade do dia das Bruxas tem sua origem na wicca. Essa religião pagã (que era mais do que uma religião, era uma forma de vida) vem dos celtas, muito antes do catolicismo ter tomado a Europa num ato de imposição extremamente violento. Nesta data, as wiccans comemoravam o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o dos mortos se tornaria mais tênue. Por isso, seria a data ideal para haver a comunicação com os que já partiram. As wiccans nao fazem rituais para receber mensagens dos mortos, muito menos para incorporá-los. O sentido do Hallowen (ou Samhain, como é chamada entre os wiccans) seria nos sintonizarmos com os que já partiram para enviar-lhes mensagens de amor e harmonia.

Antigamente, as pessoas colocavam abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pelas noites do Samhain. Daí vem a tradição das abóboras recortadas que utilizamos para representar a data.

Não vou entrar nos meandros da wicca e explicar os fatores religiosos que envolvem tal festa, mas é importante salientar que o nosso Halloween nao seria agora. A data que festejamos como Dia das Bruxas, seria por nos festejada no Hemisfério Sul, no dia 30 de abril. Isso porque as festas wiccans se baseiam nas estações, que variam de hemisfério para hemisfério. A data de 31 de outubro é comemorada por influencia norte-americana. No entanto, o que vale é a intenção.

De qualquer forma, Feliz Halloween para todos! :)

Nenhum comentário: