sexta-feira, 24 de agosto de 2001

Justo ontem, dia em que eu nao pude postar, esse blog bateu 47 visitas. Uau! :)

GREVE

Eu nao postei ontem porque cheguei detonada em casa... É que eu fui pro colegio de manhazinha e quando eu cheguei: GREVE! Tomei um susto porque uma professora tinha tranquilizado a gente, dizendo que nao ia rolar ainda. Fiquei meio desnorteada. Quando o resto do povo do gremio do colegio (eu sou do gremio, mas tou afastada por causa do vestibular...) comecou a chegar, nos ficamos discutindo o que iamos fazer. Decidimos por uma assembleia de alunos, na qual iamos tirar posições e idéias para atividades de greve.

Fiquei meio chateada com um professor lá do colegio, que entrou em sala e deu aula furando a decisao dos SERVIDORES PUBLICOS FEDERAIS EM TODO O PAIS. Cheguei pro cara e falei: "Professor, eu aceito que voce dê aula, mas eu nao posso assistir sua aula quando eu tou apoiando a greve." Ele sorriu, disse que nao ia repor as aulas e falou que tudo bem, era um direito meu. E eu sai de sala, fui fazer as tarefas do gremio.

Teve a assembléia e o povo decidiu por fazer uma série de manifestações e ocupar o colégio toda 5a. feira com atividades, oficinas, grupos de estudo, etc. Greve de ocupação...
Uma moça de um dos sindicatos em greve nos explicou melhor as revindicações dos grevistas... Para quem não sabe, aqui vão:

- Contra o projeto de emprego público proposto pelo governo;
- Reajuste salarial de 75,48% (O governo teve a cara de pau de oferecer 3% com os caras ha 7 anos sem reajuste!)
- Contra a perda dos direitos da aposentadoria (Os servidores federais passariam a ter de contribuir para a previdencia, mesmo quando aposentados)
- Incorporação das gratificacoes ao salário. (O governo quando ao invés de dar aumento, fica dando essas gratificações, que chegam a ser até maiores que os salários. Só que como elas nao sao incorporadas ao salário, podem ser cortadas de acordo com o ciclo menstrual do FHC. Outra coisa: há gratificações recebidas por produtividade. Ou seja, avalia-se a quantidade e nao a qualidade do trabalho dos servidores.)
- Liberdade de direitos sindicais: o trabalhador nao recebe salário quando se afasta para trabalhar no sindicato e esse periodo nao conta para a aposentadoria.


A greve é por tempo indeterminado. Comissões avaliarão os setores que não poderão ser paralisados.


No resto do dia, eu dei um passeio com o povo do CAp. Depois fui conhecer o irmãozinho lindo da minha amiga. O menino tinha nascido já há 6 meses e eu ainda nao conhecia. A criança é uma fofura, ri a toa, toda gordinha.
Passei o dia lá e so cheguei em casa lá pelas 21hs. E ai eu tava morta, fui dormir depois de um tempo.

Ah, ontem eu escrevi algo a respeito de algo muito louco que me acontece quando eu ando na rua... :) Espero que gostem!

Amor in memoriam

Os homens de todas as esquinas tem teu cheiro.
Ele é másculo, acalentador.
Me envolve tal qual nuvem.
E lembram-me, ingratamente, que você não está aqui.
Essa falta ninguém há de suprir.
(Nem com todas as palavras mais belas)
Talvez nem mesmo você.


Pesadinha, não?

Selecionei um trecho lindissimo de Clarice Lispector para vocês... Esse livro da Clarice tem muito a ver comigo, virou a minha bibilia. Ela fala tudo o que eu nao consigo por em palavras, mas que está aqui, sufocado. Esse trecho tem muito a ver comigo agora...

"E eis que sinto que em breve nos separaremos. Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Agora eu sei: sou só. Eu e a minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão. Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver como uma certa glória íntima que na solidão pode se tornar dor. E a dor, silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredos para viver."

(Clarice Lispector in Água Viva)

Nenhum comentário: