domingo, 5 de agosto de 2001

Putz.

Não sei se vocês repararam como a nossa sociedade tem uma grande dificuldade em lidar com a questão da morte. Isso em parte vem da nossa formação cristã, que vê a morte como o juízo final... Grande dia de decisão entre céu e inferno e faz com que amarguemos missas atrás de missas por conta de uma "alma". Não tou questionando a existência ou não de alma. Tou questionando exatamente a necessidade de se ruminar a morte de uma pessoa.
Morte é parte da vida. Morte é fim do ciclo. Não deveria ser tabu; as pessoas precisam entender que alguém se foi porque já viveu o que tinha pra viver. Claro que isso fica muito mais dificil quando tratamos de um acidente e aí, certa dose de dificuldade em digerir a morte de alguém é perfeitamente compreensivo. É normal também que tenhamos luto, tristeza.
Agora... Pra que tantas missas? Pra que tudo isso? Tudo isso só faz lembrar e aumenta o luto, relembrando. Esse constante relembrar vai tornando cada vez mais difícil encarar as coisas com leveza, porque a maioria das religiões trata a morte com uma mão muito severa.
Definitivamente, precisamos lidar melhor com a morte. Mas seria preciso uma mudança de mentalidade para transformar esse tabu em totem. De qualquer forma, pensem nisso.

(Na linguagem psicanalítica, transformar tabu em totem significa mais ou menos aprender a lidar com aquilo que era um problema seríssimo.)

Prazos, produção, organização, disciplina e criações

Esse link vai pro puto do meu gatinho. Puto mesmo porque por conta da sua bolsa de iniciação científica e da entrega dos trabalhos para mante-la, não consegue vir me ver há 2 semanas (Er, a gente mora meio longe e tem uns horários que não batem).
Chama-se Lei de Parkinson a "O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização." Eu sempre digo essa porra para ele, mas sua produtividade é trocentas vezes pior do que a minha. Eu ainda consigo terminar trabalhos dias antes da entrega, mas ele tá sempre terminando às vesperas do prazo, na madrugada, na manhã da entrega, minutos antes...
Falta de organização total de tempo... Eu sou otima em organizar meu tempo, o que atrapalha é a minha preguiça. Mas se eu tiver de fazer algo, eu faço.

Mario Quintana sabiamente dizia "O que atrapalha a minha preguiça atrapalha meu trabalho."

O ócio é um aspecto importante da produção intelectual humana... Imagina só se Einstein tivesse um tanque de roupa para lavar. Imagine se Leonardo da Vinci tivesse de trabalhar para sustentar 10 filhos ao invés de viver às custas de um mecenas? Pensando nesses caras e em muitos outros que contribuiram para o avanço da humanidade, podemos concluir que estaríamos na idade média tecnológica se não fosse por uma dezena de caras que nada tinham a fazer além de coçar o saco.
Para confirmar, basta lembra-los que a maioria dos trabalhos cientificos desenvolvidos até o inicio do século e que tiveram repercussão foram realizados por homens. Por que? Porque suas mulheres certamente estavam em casa... Lavando suas roupas, fazendo sua comida e cuidando de seus filhos...
Pensando nisso tudo, só posso propor um viva a revolução feminina.

Nenhum comentário: