sexta-feira, 16 de novembro de 2001

Chocada: é o unico adjetivo que me descreve nesse momento. Eu já sabia dessa historia, mas so agora fui ler os sórdidos detalhes. O pacote antigreve, nome bonitinho para um decreto federal, é o sinal mais claro da ditadura velada que vivemos nesse país. Nao há democracia, há apenas um regime que se diz democratico. Mas nós brasileiros parece que já estamos acostumados a ver as coisas para inglês ver, para isso, basta dar uma lida breve em nossa constituicao e refletir sobre o que está ali escrito e o que é realmente cumprido.

Esse decreto é ditadura porque impede negociacoes, porque proibe a greve - direito que os trabalhadores levaram anos para conquistar -, proibe o direito de reclamar contra salários injustos. Eu nao creio que a greve seja o meio mais justo de conquistar os direitos. Por outro lado, ninguém pensa em outro meio. Mas, é o meio que conhecemos. Dialogar com esse governo é algo impossivel. Ele fica lá em Brasilia, boiando nos lagos da corrupcao e da alienacao dos problemas da massa, incapaz de entender a importancia da educacao e a legitimidade de certas reivindicacoes.

Se eu me orgulho de ser brasileira? Nao, definitivamente nao. Com um governo como esse e o pais do jeito que está, cada brasileiro deveria sentir vergonha de aqui viver. E por favor, sem a ingenuidade de falar que nosso pais é belo e nosso povo é lindo. A mim, isso nao basta.

O que mais me dói é saber que a maior probabilidade será de nada mudar.

Nenhum comentário: