domingo, 25 de novembro de 2001

Hoje é um dia para se fazer ode ao nada. Alias, como todos os domingos. Nada aconteceu e eu nada tenho para escrever nesse post. Sei lá, acho que nao é interessante para vocês saber que ontem eu consegui estudar historia pra caramba e estou em periodo entreguerras, certo?

Pois é. Ontem so teve uma noticia que eu recebi com um certo estranhamento. Uma ex-amiga minha (sim, a gente brigou faz um tempo, mas ela era quase como uma irma para mim) terminou o namoro. Sabe que eu me senti mais aliviada? E ainda me senti um pouco mal por ter pensado naquele "eu te disse, eu te disse". Eu imaginava que fosse durar mais tempo, a levar em conta os exageros dela, que pretendia morar com o cara e se casar com ele... So que ele era o 1o. namorado dela. Acho que ela ficou meio puta no dia em que eu disse para ela nao fazer tais planos, era tudo muito novo para ela e o cara ainda era seu primeiro namorado, teria muito a aprender e a viver. Eu posso sempre estar metida em encrencas com as minhas loucuras de relacionamentos, mas eu sou safa o suficiente para dar bons conselhos, saber quando pular fora, arcar com as consequencias de cada um dos meus atos e sentir cheiro de problema em algum lugar.

Minha 1a reacao quando soube da noticia, foi escrota. Escrota porque eu ainda estou inegavelmente magoada com ela e acho que sempre estarei. Eu perguntei sarcasticamente: "O que aconteceu? Ela cansou de tomar chifres?" e arrematei com um sorriso de canto de boca. O meu amigo que me deu a noticia, ficou serio e entendeu o porquê daquela minha obvia reacao: eu dissera tudo isso para ela. Tomar chifres em um namoro em que o acordo implicito é o da fidelidade, é motivo sim para se terminar um namoro e nao para jogar panos quentes dizendo "isso é coisa de homem, eu entendo". Coisa de homem é uma pinoia. Se nao esta no acordo ficar com outras pessoas, nao se fica e pronto. Nao tem o que discutir, nao tem o que entender. Foi um acordo e ambos estavam cientes das regras e de suas implicacoes. Queria ficar com alguem? Por que nao sentou e conversou antes? Covardia, talvez.

Acho que o que ficou de licao para mim, que por mais antenada que seja, foi o preço que se paga pela reproducao de determinados pensamentos sociais, sobretudo os de ordem machista. Queiramos ou nao, nos mulheres as vezes também reproduzimos isso. É preciso que nos policiemos para evitar que caiamos nos velhos erros. Do contrario, eternamente diremos "Todos os homens sao iguais" e aí estaremos também cometendo o covarde ato de nos eximir de qualquer culpa. Nao sei quanto a vocês, mas eu nao pretendo dizer isso em nenhum dia da minha vida.

Nenhum comentário: