domingo, 25 de novembro de 2001

Post acentuado

Eu cometo lá meus assassinatos da língua portuguesa, mas raramente eles são gritantes. Tomo o máximo de cuidado que posso para não errar a minha língua, tomando medidas simples como trocar uma palavra por seu sinônimo quando não sei a sua grafia correta. Na internet é um porre ficar acentuando, confesso. Eu não acentuo quase nada, só quando fica super estranho ou no caso de palavras que podem gerar confusões como o caso de "esta" e "e".

Mas se tem um erro de português que me enlouquece quando eu vejo (além do obvio "para mim fazer") é acentuação, mais do que comum, de advérbios terminados em mente que tem acento quando são adjetivos. Para exemplificar: (dor) física e fisicamente. Física tem acento, mas fisicamente não. E isso soa óbvio por um simples motivo, aprendido ainda nas classes do ensino fundamental: as palavras só têm acento até a antepenúltima sílaba, que são as famosas proparoxítonas (que são SEMPRE acentuadas). Quando passou da 3a silaba não existe possibilidade de acento. Logo, não se acentua a 4a sílaba de uma palavra e com isso, palavras como fisicamente não podem ter acento. Simples assim, não?? Por favor,... vamos ter mais carinho com a nossa língua e evitar assassinatos estúpidos, desnecessários e sistemáticos.

Nenhum comentário: