sábado, 30 de junho de 2001

Pronto, agora eu vou sentar e escrever mais... É que naquela hora meu pai estava me chamando para sair para almoçar e depois fui direto pro cursinho fazer o simulado. Do simulado, fui para a academia e ufa...! finalmente estou em casa.
E boa surpresa ao chegar... O gatinho me ligou! :)))) Sorrisos mil. E olha que eu tava mesmo dizendo que ia ligar para ele! Mor conhecidência... Maior ainda porque eu tinha acabado de comentar com a minha mãe algo que eu queria falar com ele e o telefone tocou. Lindo. Disse que queria sair comigo hoje, mas ficou sabendo de uma festa de um amigão dele. Talvez me ligue se a festa estiver muito down para a gente sair, mas nao garantiu. Porém, ficou de me ligar amanhã para ver se sairíamos à tardinha... Tomara

Maneiro que eu fiquei meio preocupada com um trabalho que eu teria de fazer e tals e liguei pruma amiga que tá no grupo do trabalho para ver se ia rolar amanhã ou não. A menina, que é uma das minhas melhores amigas, pôs mor pilha para eu chutar o balde do trabalho e disse que depois a gente via isso. Fofo, nao é? É que ela sabe o quanto eu batalhei para estar com esse gatinho... Acompanhou tudo de perto, sabe bem como foi.

É isso... tou muito, muito feliz.
Só fico meio bolada comigo mesma porque eu falo desse gatinho com brilho nos olhos e de um jeito fofo... Minhas amigas devem estar achando que ele é lindo, maravilhoso, Deus. Só que eu sei que só eu enxergo isso porque eu gosto dele. Isso me faz ter um medo danado de apresentá-lo para elas em alguma ocasião. Mas, foi vacilo meu deixá-las com essa impressão do gatinho.

Ah, por falar em simulado... A prova de literatura e lingua portuguesa, para variar, estava muito foda de ser feita. Vou até postar uma questão muito maneira da prova aqui... Tenho certeza de que vocês vão gostar. Creio que alguns já saibam do que trata a questão, mas fica a lembrança aqui. Tentem fazer as questões mentalmente que ficará mais facil de entender... :))


Injuriado
Chico Buarqu/1998

Se eu só lhe fizesse o bem
Talvez fosse um vício a mais
Você me teria desprezo por fim
Porém não fui tão imprudente
E agora não há francamente
Motivo para você me injuriar assim
Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei seu gênio ruim
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim

Questão 1
A música de Chico Buarque, "Injuriado", estrutura-se numa espécie de desabafo do "eu lírico", altamente contrariado com uma situação que, em princípio, não encontra justificativa. Longe de qualquer contexto extra-textual, a quem parece se destinar a voz do poeta? Justifique com elementos do texto.

Questão 2
Durante as eleições presidenciais de 94 e 98, em que FH e Lula se confrontaram diretamente, vários artistas se posicionaram à esquerda e à direita. Tendo Chico Buarque mantido a sua opção, a mesma desde 1990, de apoio a Lula, o então eleito presidente FH disparou sobre o artista uma série de críticas quanto à qualidade de sua obra. Nesse sentido, a música "Injuriado" se propõe ser resposta aos ataques de FH. Partindo da estruturação e das imagens produzidas pelo tezto, como é possivel perceber o recurso da ironia utilizado por Chico?


Foda não? Fiquei sabendo que Chico não admitiu essa estranha conhecidência, quando foi perguntado sobre o assunto. Tudo bem, ele também teve a cara-de-pau de negar que "Apesar de você" fora feita para o Médici, então tá tudo beleza. Mas, cá para nós... Que graça teria se ele contasse a verdade? ;) Mas espero que tais informações ainda apareçam numa autobiografia dele... Espero mesmo. ;)


Mais um dia daqueles. Mil provas... De manhã, colégio. À tarde, cursinho. Tem de ter mesmo muita força de vontade e resistência para aturar a dobradinha colégio e cursinho... E pior que não dá para estudar a matéria do cursinho sempre porque tem o colégio, que sobrecarrega a minha agenda. É muito chato isso. Queria estar podendo estar acompanhando bem os 2. Só que se eu fizer isso, eu não durmo.

Tudo bem, tudo bem. Vai passar. Com alguma sorte eu passo esse ano no vestibular. Tou estudando, me esforçando o maximo que posso. Se não der, não deu. Sem paranóia. Ano que vem tem de novo...

Hoje à tarde eu ainda vou à academia malhar... Delicia. Se bem que às vezes me dá a maior preguiça de ir... Quando eu tô lá, eu curto, mas para ir, só se for empurrada mesmo.
Amanhã provavelmente farei um trabalho de literatura sobre Oswald de Andrade. Vai ser uma massagem intelectual... Outra delicia. De manhã, o bebê da minha empregada (e ela, obviamente) vem aqui visitar a minha família. O Mateuzinho é lindo demais! Adoro bebês. Toda vez que eu fico cuidando dele eu percebo que eu quero mesmo ser mãe... :) Mas nao agora, claro. De manhã tenho também de ligar para o gatinho. Sei lá... Ele já ligou tantas vezes! Vou ligar para fazer uma média com ele, apesar de achar extremamente cômodo ele ter de me ligar sempre. (cont + tarde)

sexta-feira, 29 de junho de 2001

Já que eu estou numa onda meio mística, vou postar aqui meu horóscopo de hoje que bateu certinho. Nem acredito muito nessas paradas não, mas tem tudo a ver com o que está passando pela minha cabecinha hoje... Eu ainda queimo meus neurônios de tanto pensar! Que mulher é essa que não consegue relaxar e curtir as coisas com leveza, se preocupando sempre com problemas que ainda nem existem? Eu tou é doida mesmo...! Preciso da minha terapia de volta, abuá.


Libra
Sentir-se um pouco fora de prumo e desorientado deveria ser sinal suficiente para você decidir encarar tudo com maior leveza, sem obrigação de consumar qualquer coisa no dia de hoje. Liberdade e responsabilidade.
Nossa!

quinta-feira, 28 de junho de 2001

Fiz um teste que veio na revista Claúdia para saber com qual deusa do panteão grego eu me identificava. Fiz o teste de bobeira, mas não é que teve muita coisa a ver?
Vejam só:

Atenas, a guerreira
História da Deusa: Atenas teve um parto dramático. Ela nasceu adulta da cabeça de Zeus, o todo-poderoso, com uma lança nas mãos e emitindo um grito de guerra. Não tinha consciência da figura da mãe e, por isso, nunca ficou muito à vontade no mundo feminino. Era conselheira de homens heróicos. Foi ela, por exemplo, quem ajudou Perseu a vencer Medusa oferecendo-lhe um escudo de bronze polido, em que ele podia ver a imagem da monstra refletida sem encará-la e pretrificar-se. Atenas é protetora das artes, da tecnologia, das civilizações e das atividades intelectuais.

A mulher Atenas: é estrategista e prática por natureza, mais razão do que emoção. Centrada, move-se por seus desejos e não pelos outros. Dá o sangue pelo trabalho e pouca atenção ao corpo - a não ser quando adoece.
Atenas e os outros: gosta de companheiros com quem possa compartilhar ambições e lutas. Homens sensíveis e sonhadores a irritam. Também sente atração por figuras que lembram o pai. O casamento não é um objetivo de vida. Vale mais como uma sociedade lucrativa para os dois. Tem uma ou outra amiga íntima [OFF: Tudo aqui é a mais pura verdade a meu respeito! LOL]

Desafios: racional ao extremo, em geral não dá muita atenção ao sentimento alheio. Intimida os outros e é capaz de gelar uma conversa por ser extremamente crítica. Desconhece o lado criança e, por isso, ri, brinca e chora pouco. "Esse tipo de mulher precisa ouvir o coração e aceitar ser mimada e acariciada", diz a terapeuta Neusa Steiner.

Tá, eu admito. Descreveram-me com perfeição, excetuando-se pelo desconhece o lado criança, pouco ri, brinca e chora. Mentira. Não sou a mais sorridente das garotas, mas eu sou brincalhona... Mas não choro perto de quem não conheça direito. Não mesmo.
Eu ainda não tenho nada pra contar, mas li um texto bem interessante num blog e vou tratar de postá-lo aqui.
Na verdade, eu sempre penso sobre esse assunto também. Não deixa de ser uma possibilidade, já que Rousseau era filósofo e não cientista. Talvez psicólogos de plantão possam esclarecer a polêmica questão a respeito das crianças, se é que já foi esclarecida.

"CRIANÇA: uma coisa má

Poucas coisas são tão cruéis quanto criança. Maravilhosa hipocrisia social, que vem com o tempo e torna a vida menos tenebrosa. Tanto reclamam do envelhecimento, eis aí uma vantagem: só vão pisar metaforicamente nos seus calos. Nunca com o kichute afiado.

Carlos era orelhudo. Entrou no colégio interno. Levou cinco pescotapas. Cuspiram no seu bife. Arrancaram as folhas do seu caderno. Bem-vindo, Carlos, à infância. E o dentuço? Dentão ou Dentinho. O indivíduo mal asseado: Porcão. Chiqueiro. Qualquer um que use óculos - fala, nerd.

Dizem que a infância é repleta de brincadeiras inocentes. De jogos pueris. Mentira: a infância é só o prenúncio da porcaria toda. Mudam os objetos, me dá aqui o carrinho, seu porco, me dá aqui a liminar, seu doutor. Ivo viu a uva; Eva viu o capital de giro; vamos regar nossas debêntures num potinho com algodão até apodrecerem.

A grande diferença está na forma como a competição social se manifesta. Tudo o que se quiser saber sobre os homens se pode aprender vendo crianças de sete anos repartindo o Fandangos. Avareza. Inveja. Luxúria. Gula. Generosidade e amor; simpatia e perdão.

Rousseau estava errado. O homem nasce mau. A sociedade vem e coloca uns panos quentes."


(in Evasão de Privacidade)

quarta-feira, 27 de junho de 2001

Saí com o gatinho hoje à tarde. Tínhamos ares de namorados (aaaaaatchim! sou alergica à ideia de namoro) e isso me deixou muito bolada. É sinistro uma sintonia tão grande com alguém e poder passar horas de bobeira em frente a lagoa, falando sobre a vida e se sentir bem, se divertir. Já tou com vontade de ligar pra ele... Só pra ouvi-lo falar. Aiiiii tou ficando muito melosa, socorro! :P

E tou com um certo medo, uma certa ansiedade, uma certa preocupação...

Quase matei a aula do cursinho pra ficar com ele o resto da noite. Ele me forçou a ir! LOL Disse que ia ficar com peso na consciência se não fosse... Pode? :) Figura total.
A aula foi bem tranquila... Boa aula, como sempre. História é um tesão. Só que eu não conseguia parar de pensar no gatinho, no que ele disse, na nossa tarde juntos... Eu tava muito longe de lá...

Quero só ver onde vai dar isso...
Preciso do meu horário da análise de volta!

terça-feira, 26 de junho de 2001

E se não der certo?
Amor passa. É verdade! Eu mesma já vi acontecer.


Falando do gatinho de novo... Eu ainda não consegui definir o que eu tou sentindo por ele. Só sei que é bom, que é terno e doce. Sei que ele me faz bem, muito bem. E me devolveu algo que eu havia esquecido, por causa das burradas que fiz. Cara, preciosa: é assim que eu SINTO a companhia dele. Só que... (o "só que" é inevitável na minha vida) E se não der certo? Se não der, não deu. Passa. Pra ser sincera, se eu não consigo nem definir o que eu sinto por ele, como posso pretender saber o que quero dele? Só sei que eu gosto demais dele e quero te-lo ao meu lado agora. Não sei quanto tempo vai durar, como vai ser, nem como vai acabar. Sei o mínimo e isso me basta. Esse mínimo me basta para ser feliz.
(Gatinho = F)
Para ser sincera, F, eu acho que te amo, mas não me convenci ainda disso.


E lendo a página do Gabis achei uma poesia que se encaixa muito bem na minha situação. Eu sei que muito provavelmente ele não lerá isso aqui. Eu nem o conheço, só sei que amigo da Zel, mas queria agradecê-lo por ter presenteado meus olhos com uma poesia tão lindinha...

"Os diamantes são indestrutíveis?
Mais é meu amor.
O mar é imenso?
Meu amor é maior,
mais belo sem ornamentos
do que um campo de flores.
Mais triste do que a morte,
mais desesperançado
do que a onda
batendo no rochedo,
mais tenaz do que o rochedo.
Ama e nem sabe mais o
que ama."


in "Poesia completa", de Adélia Prado.



PS: A idéia do texto veio a minha cabeça quando meu pai me perguntou a quantas andávamos eu e o gatinho. A curtos passos prudentes, pai.
Como compulsivamente pão árabe com azeite e queijo ralado.
A Zel tá numa fase reflexiva e tristinha no blog dela... Força! Eu sei que você já deve conhecer, mas dedico-lhe "Poema em Linha Reta", do Pessoa, já que você falou dele no seu blog.. :)
É bom pensar nas questões levantadas por esse poema... Faz bem mesmo. :)

Pessoa... Ele é tudo! Li muita coisa dele no ano passado... Queria ter podido ler mais, mas eu confesso que além do tempo, falta-me a necessária disposição para ler outros livros. Quando eu tou cansada, prefiro mesmo é ficar num estado de vida latente, em frente a TV que, nessas horas, estará sempre a coisa que menos me faça pensar. Eu tenho grande necessidade de momentos assim. E também de longos momentos de silêncio... Sem ninguém falar comigo, sem o telefone tocar, sem eu ouvir nada. Parada, quieta, pensando. Sou capaz de deixar de viajar quando sei que meus pais vão viajar e a casa ficará vazia.

Mas, voltando a falar do poeta... Queria muito que vocês lessem algumas coisas dele para que possam repartir comigo a delicia da sua obra... :)

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive. "


Ricardo Reis, 14-2-1933


TUDO FLUI

O gatinho ligou no domingo à noite. Talvez combinemos de sair ainda essa semana... Vai ser uma loucura pra mim porque eu tou cheia de provas para fazer e precisava de tempo para estudar. Mas, tudo bem. Chuto o balde. Eu sei que dá para ir bem nas provas mesmo perdendo um dia de estudo. Afinal, eu às vezes enrolo demais para estudar... :)

Sabe, essa minha situação com o gatinho me deixa muito feliz. Sinto-me livre como nunca me senti. Não tenho compromisso nenhum com ele, mas vou ficando com ele porque eu quero, porque nos 2 queremos. Rola respeito, carinho, compreensão e nada de grude... Um sonho, não é? Claro que as coisas não sao tão simples assim como eu coloco, até porque ele tem um gênio um pouco dificil e eu também... :) Mas, como já conheco a figura de longa data, fica facil.

Acho que essa é a grande conquista dos ultimos meses: a consciência de que eu sou livre e não devo satisfações a ninguém. Não tenho mais pudores em dizer o que penso e agir desta ou daquela maneira. Não me forço a fazer nada... Tudo é livre, espontâneo, tudo flui`. E não tenho mais aquela ansiedade neurótica de ficar pensando no que vai acontecer, tentando controlar e prever tudo, para que nada possa dar errado. Não dá para fazer isso, então o melhor é relaxar e deixar as coisas caminharem... Sem peso, sem castrações, sem tentativas frustradas de controlar o imprevisível... Se der certo deu, se não der, tudo bem... Os erros deixam as coisas bonitas também.

A verdade é que eu me dei conta de que nada preciso fazer para que as coisas fluam... ;)

domingo, 24 de junho de 2001

ORÁCULOS

Tenho paixão por oráculos. É uma paixão antiga, que já vai fazer uns 6 anos. Parece pouco, mas se comparado a minha idade, vemos que é uma paixão que existe desde os 12 anos, quando vi, pela primeira vez, alguem jogar tarô na minha frente. Eu fiquei encantada. A garota que o fazia, estava usando cartas de baralho e não um tarô de marselha (tarô mais conhecido), mas estava usando como se fosse este último. Ela não jogava pra mim, jogava para ela mesma. Eu parei e fiquei olhando... Depois ela me disse que tinha um tarô com os arcanos maiores (as principais cartas) e como nos tornamos amigas, implorei para que ela me comprasse um, já que ela morava em São Paulo e sabia onde comprar. Ela me trouxe o tarô numa das vezes em que nos encontramos no camping. Li o manual que vinha com as cartas no mesmo dia e comecei a jogar. Jogava, mas nao via muito além do significado instituido pelo manual.

Demorou um tempo até algo fazer um click em mim e eu começar a melhorar no jogo de tarô. Aconteceu quando eu tinha 14 anos... Joguei tarô para uma amiga e disse a ela algo que depois aconteceu. Meses depois, joguei tarô para um grupo de amigos e que eu disse também aconteceu. Fiquei com medo. Parei de jogar tarô cigano e não encosto em um deste tipo desde então.

Fiz alguns estudos sobre o jogo de tarô, tirei minhas próprias conclusões. Ganhei um tarô das bruxas do meu melhor amigo, o Thiago que é uma delicia de se jogar, inexplicável. Mas, hoje eu jogo muito pouco... Não por medo, nem por não acreditar. Minha relação com o tarô simplesmente mudou. Ainda adoro, mas sei que não é preciso abri-lo na maioria das circunstâncias. É preciso buscar respostas em nós mesmos as vezes. E acreditem, nós as temos.

Mas se tem um oráculo que me instiga, principalmente pelo fato deu não conseguir de jeito algum aprende-lo, são as runas. Eu tenho runas talhadas em cristal, runas sob a forma de carta... Não flui. Não consigo le-las com a desenvoltura que tenho com o tarô e nem ter o mesmo sucesso. Ler para mim ainda é fácil... Vejo o manual e pronto. Interpretar pros outros é que é pedreira. Só o Thiago consegue mesmo... Mas, ele não consegue entender o tarô de jeito nenhum. Estranho, não? ;)
Engraçado... Tou lendo a revista Domingo, do JB agora. Na matéria sobre o Baixo Humaíta, tem um trecho falando de uma peça sobre Raul Seixas e citam umas frases dele durante a mesma. Poucos vão perceber que "faze o que tu queres, pois é tudo da lei" é uma frase de uma organização, que não sei se poderia chamar de esotérica, chamada Thelema, fundada por Aleister Crowley. Todos sabem que Raul tinha um pé nessas paradas... Mas num sei não, Thelema me deixa bolada.
A festa foi bem legal. Dancei muito, principalmente no início. Bebi pina colada. Cara, pina é tudo. Não dá pra explicar... :) O povo sempre fica me zoando dizendo que eu me empolgo muito dançando, mas foda-se. Dançar é bom demais, me amarro e tem de se ter liberdade nos passos. Esse povo tem mania de castrar tudo o que é diferente, o que é livre. Bando de retrógrados; eu parecia estar ouvindo vozes de avós indignados.

Só o que foi meio sinistro foi um episódio que ocorreu na festa: roubaram uma carteira e um celular. Pô, muito vacilo isso. Estávamos todos ali para comemorar 2 aniversários, para nos divertirmos e vem um escrotão e faz isso. A mãe de uma das garotas, como toda razão, parou a festa. Parou e não deixou ninguém sair... Mas nem foi pra revistar não, foi mesmo pra todo mundo pensar no que acontecera. Justo, justissimo. Ai depois disso eu ralei... A festa ficou meio murcha mesmo e eu fui de carona.
Sinto que vou aos poucos me tornando uma criatura hiper cara-de-pau LOL. Tou sempre pedindo carona porque nunca tem gente que more perto de mim e que eu tenha certeza de que vai a festa. Até que ontem foi uma exceção... A garota que me deu carona moravano mesmo condomínio (não prédio) que eu e aí voltei andando até minha rua. Po, acho mor viagem voltar andando pra casa de madruga... Maneiro mesmo, me amarro. Pena que seja tão perigoso... Só não é mais porque minha rua tem a bela figuração de seguranças...

Vamos ver se o gatissimo liga hoje... Esperando. Tic, tac, tic, tac, tic...

sábado, 23 de junho de 2001

Nossa, a prova de bio tava meio decoreba. Por sorte, eu cismei de ler várias vezes justamente a parte da matéria que tava na prova. Essas coisas que eu faço não tem mesmo explicação. Mas não deixa de ser vacilo é professor pedir o nome de uma glândula e o hormônio que ela produz.
Quanto a prova de matemática, eu mantive a coerência: fui mal. Sei lá. Admiro a coerência nas pessoas. :PPP

À tarde fui ao salão fazer os pés e as mãos. Tinha tempo que eu nao con$eguia ir faze-los... E como é bom! Meu lado perua ficou mega feliz. Ainda mais que aquelas pelinhas que nascem entre a unha incomodam pacas e fica tudo doendo... Ai eu começo a rasgar tudo e fica uma lindeza. Meu pezinho é até bonitinho, eu é que estrago elezinho.
Para satisfazer ainda mais esse meu lado paty, eu fui até o supermercado... Comprei azeite italiano e chocolate toblerone! Não, calma... Eu não vou comer os 2 juntos... :P Mas ces não tem noção de como é bom pão quentinho com azeite, polvilhado com queijo parmezon de boa qualidade (já tinha aqui). Sem noção. É pra comer chorando porque engorda. E toblerone pra fazer a parte doce... Ah, muito bom. Eu adoro comer. Só sou magra de ruim. :P Mas confesso que tem um certo controle na comilança por minha parte... ;) E tem a academia lá, 3x por semana. Eu como e saio correndo pra lá.

Não contei o motivo deu ter ir fazer os pes e as mãos, né? Hoje tem uma festa pra ir! Festa de 2 garotas bem legais lá da sala... Quem sabe a ocasiao não ajuda a unir mais os grupinhos que fragmentam a minha turma? Tamos tentando, tamos tentando. Só ficaria feliz se alguns meninos controlassem a escrotice. É, mas pode ser um pouco demais.
E tem mais... Talvez eu e o gatinho saiamos amanhã. Mas deve depender do quanto ele conseguir estudar hoje e amanhã pela manhã. É, somos a dupla: eu, vestibulanda e ele, universitário, em fim de semestre (mil trabalhos pra entregar).

Coming back to the real world
Eu tinha de estar estudando agora. Eu juro que tentei. Li um conto para o teste de literatura, mas tava com tanto sono que não entendi nada. Li a última matéria de química. Li ontem a noite, também não assimilei muita coisa. Meu teste de química é na terça... Quero só ver como eu vou fazer sendo segunda feira um dia tão dificil pra estudar... Tenho 11 horas de aula...
Tudo bem, eu sei que eu dou conta.

Esse ano de vestibular tem me deixado muito surpresa comigo mesma. Todo o povo do colégio tá arrancando os cabelos pra conciliar cursinho e colégio. Uns tão saindo dos cursinhos e ficando só com o colégio, outros tão ralando e dormindo menos, outros não tão fazendo nada e ainda assim não conseguem estudar por fora. Eu tou malhando, indo a terapia, indo ao cursinho e estudando pro colégio. Tou com tudo em dia e notas boas. Eu não sabia que era capaz! ;) A gente precisa por de lado essa auto-piedade de vez em quando... ;)

Porém, quando eu sinto que não vai rolar, EU CHUTO O BALDE MESMO. Normal e saudável.

sexta-feira, 22 de junho de 2001

Ixi... hoje para a maioria das pessoas é SEXta-feira... Pra mim, é dia de estudar... Amanha tem biologia e matematica.

Pelo menos hj eu acordei mais felizinha... O gatinho me ligou ontem. Miauuuuuuuuuu. Quero so ver no que vai dar :)

Ontem eu descobri que tenho um novo primo, que se chama Mateus. Novo porque eu só soube ontem que o menino, de 4 anos, existia. Ces vaum dizer que é relapso meu, né? Não... É que minha mãe tem 15 irmãos e mais um número indefinido de meios-irmãos. Ces acham que eu conheco todo mundo? Nem sei os nomes direito! Num dá.

Pera, tenho de dividir isso com voces... Ces acreditam que eu tenho um primo que se chama Alain Delon? Podre e pobre, não é? E se eu disser que o nome dele se escreve como se fala e é tudo junto? Pois é...
E é sangue do meu sangue. Tão bonitinho o baby... Vive sorrindo (porque nao sabe a merda que aprontaram pra ele!).

quinta-feira, 21 de junho de 2001

Papai pirou. Quando foi sair de casa pela manhã, aproveitou pra jogar o lixo fora, só que ele esqueceu de fechar a porta. Isso mesmo: a porta ficou escancarada até que minha mãe, que estava dormindo, desse conta de que havia barulho além do normal. Imagina só que perigo! A porta simplesmente ficou aberta das 7 da manhã até as 10... E minha mae, dormindo!
Eu não consigo entender isso.
Lá em Itatiaia eu dormia 5 horas, fazia mil coisas o dia inteiro, ia dormir só as 3 da manha e acordava bem tendo dormido as mesmas 5 horas.
Aqui no Rio, eu durmo as 22h, acordo as 6 e tou sempre um caco!
Não tem explicação...

quarta-feira, 20 de junho de 2001

MOMENTO MUSICAL
E aproveitando a circunstância, vou postar uma música que eu amo demais... Eu a vi enquanto passava por um blog no qual eu nunca tinha ido: The air that I breathe. Acho que vou colocar ali (do seu lado esquerdo) na minha listinha de blog... :)

Ain't No Mountain High Enough

Listen, baby
Ain't no mountain high
Ain't no valley low
Ain't no river wide enough, baby

If you need me, call me
No matter where you are
No matter how far
Just call my name
I'll be there in a hurry
You don't have to worry

'Cause baby
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough
To keep me from getting to you

Remember the day
I set you free
I told you
You could always count on me
From that day on I made a vow
I'll be there when you want me
Someway, somehow

'Cause baby
No wind, no rain

My love is alive
Way down in my heart
Although we are miles apart
If you ever need a helping hand
I'll be there on the double
As fast as I can

Don't you know that
Don't you know that
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough



Ah, gatinho... Essa vale procê também. Dificil mesmo explicar o que sinto e digo que, sinceramente, antes de qualquer coisa que eu sentimento, eu lhe tenho a mais terna amizade.
Alguem por favor pode me emprestar um dicionário que defina sentimentos? ;)
Eu, do fundo do meu pragmatismo, preciso postar isso... :)

Da série... Para que servem os amigos
[OFF: Aham! Tinha tempo em que eu não fazia uma série, hein? :)]
Eu já tinha visto e ele já tinha me dito que me enviara um mail por conta do dia dos namorados, só que eu esperei passar esse clima borocoxo de estar solteira nesse dia para ver o mail. O Thiago, meu melhor amigo, mandou um email fofo dizendo que apesar de saber que eu não ligo pressas datas ('magina! ligo sim! finjo que nao ligo qdo to solteira!), agradecia por eu estar sempre ao seu lado... Eu respondo com uma passagem um pouquinho modificada do último terceto de Soneto de Aniversário, de Vinicius de Moraes.... (No teu aniversário, eu mando o soneto completo, tá?):

"E Eu te direi, amigo meu, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece."


A amizade bem-sucedida é mesmo o mais dificil dos casamentos... :)
Hoje fui fazer meu óculos novo. Argh. "Ces num tem noção de como eu odeio essas ocasiões. Uso oculos desde meus 11 anos e nunca vejo nada de novo nos modelos de oculos (todos tem cara de algum que já vi). Além disso, tem o fato deu ser alergica a lente e meu grau continuar crescendo... Isso implica em várias coisas. A principal é o fato de que eu tenho de escolher ir de oculos numa festa ou ir sem, o que pode comprometer a diversão. E meu grau continua subindo... Pra fazer a cirurgia, é preciso que ele se estacione... Mas até consegui achar uma armação legal...

Pô, outro dia fiquei com vontade de colocar umas fotos minhas aqui. Cês sabem como eu penso, mas nao sabem como eu sou. Só nao sei como fazer... E confesso que rola uma certa vergonha de expor meu rostinho aqui no blog: acho que iria me sentir inibida de escrever certas coisas... :P Vá entender, né?

Algo de estranho tá acontecendo comigo. LOL. Meus hormônios estão gritando e vi o gatinho pela última vez no domingo... Tem algo errado, ne? Não, não.. Acho que eu só redescobri alguma coisa...
Xô, xô! Tenho de parar de pensar nessas coisas porque senao eu nao vou conseguir estudar biologia... Hum... biologia, anatomia... Dilicia!

Ah, por falar em delicia... Tenho agora um email das Delicias Cremosas! (Cês sabem que eu escrevo lá, né?). Só preciso configurar a senha direito e aí eu coloco o endereço aqui proces.

terça-feira, 19 de junho de 2001

Um zé mané criou uma forma de classificar o blogs. Muitos blogueiros já se pronunciaram a respeito e venho apenas acrescentar a opinião deles. Vou ser bem sucinta:
A gente não pode escrever livremente, o que vem a cabeça, que aparece logo um babacão pra taxar e dar nota, como se os blogs tivessem de sair da forma da perfeição e tivessem como única função dar "ibope". Haja!

Cara, leiam o Pedro. Virou leitura diária pra mim... O cara escreve muito bem e sempre debocha daquelas paradas que a gente tem de fazer ou que tem de acontecer sem motivos e fundamentos. Figura mesmo.
Gostei dessa aqui:
"Gostaria de deixar um recado todo especial às pessoas emocionalmente estáveis e bem resolvidas desse meu Brasil varonil:

vão se fuder."


Um beijão proce, Pedro. :)
Só pra terminar esse meu surto verborrágico, queria postar algo que escrevi... Mas antes eu tenho que contar uma historinha.

Eu e o gatinho gostamos muito de uma música que o Frank Sinatra canta chamada "I've got you under my skin". Essa música fica muito mais bonita num dueto do Sinatra com o Bonovox, vocalista do U2. Na versão que eu gosto, há uma passagem em que Bono muda um pouco a letra da música e fala dos "blue eyes" do Sinatra. Nessa que eu postei aqui, tem não, viram?

I've Got You Under My Skin
(Cole Porter)

I've got you under my skin
I've got you deep in the heart of me
So deep in my heart, that you're really a part of me
I've got you under my skin
I've tried so not to give in
I've said to myself this affair never will go so well
But why should I try to resist, when baby will I know so well
That I've got you under my skin
I'd sacrifice anything come what might
For the sake of having you near
In spite of a warning voice that comes in the night
And repeats, repeats in my ear
Don't you know you fool, you never can win
Use your mentality, wake up to reality
But each time I do, just the thought of you
Makes me stop before I begin
'Cause I've got you under my skin



"Blue-eyed" também é um adjetivo que caracteriza alguém que está com os olhos tristes... Pois bem, num momento em que eu estava pensativa e tristinha, o gatinho cantou um trechinho dessa música pra mim... E agora eu consigo responder porque eu estava daquele jeitinho...

Blue-eyed.
Eu não sei definir o que sinto por ele.
Mas, apesar dessa coisa louca que eu tou sentindo, eu separei umas coisinhas pra vocês e algumas coisas que eu queria dizer, eu falo ao longo.

O IMPOSSÍVEL CARINHO

Escuta, eu não quero contar-te o meu desejo
Quero apenas contar-te da minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
- Eu soubesse repor -
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância!

Manuel Bandeira


Essa poesia na verdade era algo que eu queria dizer pro gatinho... Só que eu nao posso dizer. Não posso por uma serie de motivos que eu nem saberia nomear aqui. Não posso porque sei que ele não quer ouvir isso e não sei se vai querer. Nem eu sei o que sinto e quero. Eu quero mesmo é deixar que o tempo resolva essas coisas. E quero ver onde é que vai dar essa história minha e dele... :P

Esse poema faz parte de uma linha de 3 poemas com a mesma temática que a professora de literatura separou para estudarmos esse poeta modernista. O que eu acho belo é que Bandeira fala nessa poesia de um amor que não consegue ser expresso apenas por palavras; a linguagem é limite para sua expressão. Engraçado foi que eu tava olhando na página da Violinha e ela postou uma frase que muito me serve para explicar o que eu tou querendo dizer, apesar dela ter utilizado com outra ideia:

Para mim, esta proposição de Wittgeinstein tem tudo a ver com o blog:
"Os limites da minha linguagem significa os limites do meu mundo."
(Proposição 5.6 do Tratactus Logico-philosophicus)


Entendamos linguagem como a ampla forma de comunicação que se pode dar entre os seres e não apenas como algo verbal. A gente sempre busca meios de nos fazermos entender, de nos expressarmos e somos limitados por nós mesmos nessa expressão. Engraçado pensar nisso, não? Nós nos limitamos... Nós vetamos de tantas coisas...
Para Bandeira, a perfeição era quase a morte. Ah, se nos buscassemos menos a perfeição e mais a realidade! :)
Sinto uma vontade doida de chorar.
Diazinho estranho esse...

O clima até que tá legal. O frio do Rio é ameno e 'é muito melhor que o nosso calor, ainda mais em tempo de racionamento no qual nao podemos ligar o ar-condicionado... Há uma íntima relação entre o humor dos cariocas e o sol que só quem vive no Rio consegue sentir e entender... :)
Mas não é so isso que deixa o dia estranho. É tudo, sabe? Esotericamente falando, eu diria que é a nergia que tá emanando das pessoas. Hoje eu nao tive muita paciência pra fazer as coisas. Eu (corpo+mente) ainda estou em Itatiaia deitada numa pedra ao lado do gatinho, olhando filosoficamente o céu. Dificil explicar isso, né?
Tem tanta coisa me inquietando que eu nem sei que forma todos esses sentimentos vao tomar. Não chega a ser angustia... Não sei nem o que eu tou sentindo, só sei que é bom, reflexivo, quente. E que no fundo, eu tou muito feliz. Feliz porque eu tomei finalmente a decisão de mudar uma serie de coisas na minha vida. Mudar mesmo, pra valer... Já era hora deu admitir que aquela Andrea que eu tava tentando ser simplesmente não existia. Eu tava apagada, sem brilho, sem luz. Vestibular, vestibular, vestibular. Parece que eu redescobri o mundo, redescobri o que eu penso, redescobri o que sou e reencontrei a minha sexualidade perdida. Foi tanto tempo me forçando a isso e a aquilo que acabei me perdendo dentro de mim. Isso acabou. O gatinho me falou uma parada que é muito verdade e que eu devia aplicar a mim: "Eu nao me forço a nada pra agradar aos outros. Acabou isso pra mim. Faço porque quero." E ele tem razão. Logico que nao é pra sair magoando e pisando nas pessoas, mas é so para ser verdadeiro com os seus sentimentos e vontades, respeita-los, acima de tudo, é se respeitar.
Fora isso, chutei o balde dos meus preconceitos, que estava cheio do líquido das convenções sociais. Dormi com ele sim. Dormi porque sempre quis fazer isso com ele, dormi porque senti vontade, dormi porque sou dona do meu nariz e pronto. Dormi porque estou viva e sinto tesão. "Ah, mas e o depois?" O depois que se dane... Eu quero curtir o momento... É só ter o juízo de não arriscar o proprio pescoço e pronto.
Ao mesmo tempo, me sinto muito responsavel por mim. Qualquer merda que eu faça fará com que eu seja a única prejudicada... Isso muito me assusta. É, acho que finalmente, EU CRESCI.

Putz... Pior que minha terapeuta acabou de ligar pra dizer que não vai poder me atender hoje. Já tou sem ir lá há 3 semanas... Tem algo muito errado acontecendo. :P

segunda-feira, 18 de junho de 2001

Comentário do Elesbão ao me ouvir falar sobre os caras estarem me chamando de louca:
"As pessoas so respeitam voce por duas razoes na vida: se voce tem grana, ou se é maluco. Voce ja tem respeito, pelo visto."

Depois dessa, eu acho que eu vou dormir.

Nossa, passei o dia todo numa alegria incrível. Não é para menos... Mas acho que eu preciso mesmo sentar no divã da minha terapeuta e debater várias questoes que estão me inquietando... Ainda bem que é amanha, senao eu piraria legal.

Por falar em pirar, tou assustada: em menos de 5 dias, 3 homens disseram que eu era louca. E pior: eu nao cometi nenhum ato de loucura na frente deles. Será que é esse meu rostinho singelo? ;) Ou esse meu olhar denso? ;) Ih... essa até eu quero saber. Espero só que tenha cura... LOL

A loucura nossa de cada dia...

domingo, 17 de junho de 2001

E não é que o gatinho já tá online e nem bem chegou já me mandou uma msg?
E eu sou toda sorrisos... ;)
"A alegria é a prova dos nove."
(Oswald de Andrade)


Ai, ai.
Fui pra Itatiaia... O gatinho tava lá...
Passamos o feriadão juntos. Nem sei descrever. Só sei que foi foda. ;))

O camping tava muito bom: todas as noites teve roda de samba, chorinho e bossa. Passava a manha e o inicio da tarde na barraca de bobeira ou estudando (err... vestibulanda nunca tem descanso). E a tardinha ia ver o gatinho. Ele tava lá com os primos e por isso acabou sendo uma opção nossa não passar o dia todo juntos. Sério... Nem se ele fosse meu namorado eu conseguiria ficar grudada por tanto tempo. Espaço é sempre fundamental. No inicio da noite a gente ficava lá com os primos dele na roda de samba e depois a gente saía para passear. Só que o camping tava lotadão e ai era sinistro um momento privê. Tava muito lotado porque no sábado teve a festa de queijos e vinhos, que acontece lá há 29 anos. Sinistro. O pessoal dessa roda de samba se reune há mais de 20 anos. Sinistro também.
Bom, voltando... A noite a gente junto, só nos dois. Até de madruga. Maneiro de ficar com ele é que a gente tem muitas afinidades, apesar de vivermos em universos meio diferentes.[OFF: A gente já se conhece há quase 4 anos e teve um rolo no ano passado que também comecou no camping e durou 2 meses. Não continuamos juntos pq não dava.] A gente consegue conversar sobre tudo e qualquer coisa na maior paz. Isso me impressiona muito. Num tem essa de se forçar para agradar o outro, falar coisas fofinhas. Não. As coisas saem naturalmente e sinceridade é uma constante. Pô, foi show. Vou nem contar mais porque quero as lembranças só pra mim ;).

Sábado foi engraçadão. Teve a tal festa dos queijos e vinhos, com uma banda muito caída chamada Tureck. Pra começar a cena, a banda chegou num onibus piratão que queimava óleo loucamente e deixava o ar com um cheiro triste. Depois, a banda só tocava músicas tipicamente alemãs, que eram todas horrorosas. Às vezes intercalavam com umas músicas legais, mas faltava o feeling pra perceber que sair de uma música alemã prum rock não dava pé. Eu, o gatinho e os primos dele até ficamos dançando por lá enquanto aguentamos. De pilha mesmo, na hora em que tocava axé. Hahahaha. O gatinho é hiper desengonçado dançando. Figura total.

Não curti muito ir embora não. Num deu pra gente se despedir direito pq eu tava meio que correndo... Cheguei no Rio, back to the real life e tá um calor louco por aqui.
Bem diferente das quentes noites frias que eu tava curtindo por lá... Ai, ai.

quarta-feira, 13 de junho de 2001

Tá. Eu vou seguir o exemplo da Cris, dando uma de louca e fingindo que eu esqueci o dia de ontem.

Tudo bem, não importa. Se dependermos da Banana como publicitária, vamos finalmente conquistar o Dia da Solteira Feliz. Data a marcar... ;)


Tou muito tristinha hoje. Pra começar mal o dia, eu tive 2 pesadelos a noite. Em um eu sonhei que estava sendo perseguida na minha rua. Acordei assustada e depois voltei a dormir. Quando dormi, sonhei que estava numa casa e das pessoas da casa só uma conseguia falar direito comigo. As outras ficavam numa especie de jaula e não conseguiam nem ao menos me enxergar. No sonho, eu estava triste porque minha mãe morrera. (Isola!) Mas, com o correr das cenas, percebi que quem de fato tinha morrido era eu! Aquela casa seria uma especie de mundo espiritual ou sei lá o quê. Pesadelos que testam as minhas convicções religiosas e espirituais eu nunca tinha tido antes. Passei o dia todo me sentindo meio estranha e muito, muito reflexiva...

Eu não entendo as minhas notas. Fiz a prova de geografia com a maior das atenções, sabia toda a matéria. Tirei 7. Ora, vocês me dirão que é uma boa nota, ainda mais levando em consideração que a média do colégio é 5. Porém, geografia é minha específica e... eu sabia tudo da prova! Realmente esperava mais. E não há explicação para minha nota de francês: fiz a prova nas coxas e tirei 83. Dá pra trocar as notas não?

Pra completar, fui ao oftalmologista. Depois que minha mãe que ia comigo me deixou esperando SÓ 30 minutos, ainda esperei no consultorio... Esperei para saber que meu grau tinha aumentado em 0,75 em cada olho! E ainda por cima, eu sou alérgica a lentes. Ou seja, sou uma eterna dependente dos oculos. Uso-os desde que tenho 10 anos... Minha mae disse que poderiamos comprar para experimentar aquela lente de 1 dia, mas nao sei se vai funcionar. O que nao dá é sair pra night de oculos ou ficar feito uma velhinha apertando os olhos pra enxergar algo. Não dá mesmoooooo!!

Devo ir pra Itatiaia amanhã. Eu so ia no sábado porque meu pai ia trabalhar na sexta, mas a empresa dele decretou que não haveria expediente por conta do racionamento. Minha mae parece que vai faltar a prova... Talvez nem tenha a tal prova programa de indio que ela teria em plena sexta feira de feriadao. Bom, de qualquer forma, torçam por mim :). Quem sabe eu não consigo finalmente agarrar o gatinho? ;)
Bom feriado proces!


Ah, Mol (um amigo meu de Campinas)! Ontem lembrei tanto de você debochando de mim naquele periodo em que estive em Campinas...! Minha perna tá DAQUELE jeito horroroso! Explico: é que quando eu estive lá, estava numa fase de tempo no meu namoro (que eu já terminei) e abstrai de qualquer cuidado com o visual. Eu fiquei cerca de 20 dias lá em Campinas... No final, minha perna estava peluda porque eu esqueci de levar o depilador! O Mol foi fazer massagem nos meus pés e ficou chocado. Ele olhava e perguntava "O que é isso?". Eu respondi "Preguiça!". Ele retrucou: "É desleixo".
E era mesmo... Querem saber de uma coisa? Se estiver frio e eu solteira, nao depilo nada. Dói muito e nao vale a pena. Viro a conga mas me poupo da dor...
Como o meu depilador é eletrico, posso até alegar que é obra do racionamento! LOL

Mol, saudades. Beijo procê e pro resto do povo de Campinas :))

segunda-feira, 11 de junho de 2001

Nossa, o professor de historia mexe com todos os meus hormônios.
Eu ainda tenho hormônios, tá? Apesar de estar virando um ser assexuado aos poucos... :P


Bem, mas fica decidido o seguinte:
Eu nao vou postar amanhã como forma de protesto contra o dia dos namorados.
Pronto, eu ASSUMO o meu recalque.
Umas meninas de uma das turmas do terceiro ano do meu colegio vão organizar o fondue das encalhadas. O objetivo dessa confraternização é amenizar a deprê que o dia dos namorados causa nas solteiras. Lá elas estarão todas juntas, conversando e trocarão presentes. Eu nao conheco as meninas da outra turma, mas...

Tou tão encalhada que nem pro fondue das encalhadas eu fui chamada.

domingo, 10 de junho de 2001

Falando com o gatinho na net. O papo era sobre exercer a profissão de psicólogo, mas acabou descambando... :)
Ele: "Nossa, acho que o que mais ia me irritar seria a falta de auto-critica de alguns pacientes."
Eu: "O que mais me irrita é ter de repetir várias vezes a mesma coisa."
Ele: "Você teve de me dizer várias vezes a mesma coisa?"
Eu: "Já devo ter dito sim, mas nem me lembro. Calma, bonitinho... Não é indireta. Mas nem é a coisa que mais me irrita."
Ele: "Sei.."

Nessa hora, a "puta" que há em mim tem vontade de transpor a "santa" e dizer: "O que mais me irrita é enrolação, ser cozinhada, ser feita de otaria... Tudo o que o senhor tem feito ultimamente."
Por que sera que eu nao consiiiiiiiiiiiigo fazer isso??? :PPP

(Essa "puta" e essa "santa" são uma alusão a um capítulo do livro 'Confissões de Adolescente'. Melhor creditar a fonte senão o xerife me pega!)
600 visitantes... :)
e olha que o contador tem só um mês...
Quer saber o que é dimtudo (TM by Zel)? Comer morango com chantilly caseiro!!!! Que diliciaaaaaaaa!!!
Tomei vergonha na cara e sentei para estudar inglês. Aliás, tomei vergonha na cara para estudar mais firmemente minhas especificas para o vestibular. Eu tenho ido ao cursinho, procurado fazer os exercicios e ler o caderno, mas nas ultimas semanas eu tava meio sem saco. Agora nao tem mais essa: tenho de estudar com mais afinco (expressao que vovó usava!).

Comecei do zero em inglês. Só nao foi do verb to be porque aí já era demais para alguém que estuda inglês desde os 8 anos e passou no certificado de proficiency do michigan. Então, pq diabos eu tou estudando inglês? Porque meu ingles sempre foi muito prático; eu nunca soube efetivamente a gramática. Meu curso, o Brasas deu enfase a conversação. Claro que isso foi bom, mas por um outro lado, a cobrança na gramática era frouxa e aí eu nao fazia os deveres... Tsc, tsc. Só que eu tou com um medo danado de fazer a específica de inglês sem saber gramática decentemente. Eu sei que a banca da UFRJ não é 'gramatiqueira', mas de qualquer forma, a da UERJ é. Bom, eu vou ficar mais tranquila assim.

Hoje estudei geografia também, fiz umas multiplas escolhas. Tem uma apostila pra ler de historia, nada grande. E devo continuar com o inglês. Essa semana tá decidido: já que nao tenho prova no fds por conta do feriado, estarei estudando minhas especificas.

Ai, tomara que tudo dê certo. Não quero ficar apreensiva... :)
Eu ainda posto aqui o Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. Posto, posto sim. Tou só tomando coragem...
Eu não falei, né? Pois é, eu tou meio dodói. Tou com uma rinite bacteriana muito chata e por isso, tou tomando um bando de remédios. Só que eu acho que além da doença propriamente dita, há um quê de doença emocional. É, sei lá. Não sei explicar não.

Ainda nao fiz nada nesse domingo.
Fiquei meio desanimada quando minha mae disse que teria uma prova na 6a proxima e por conta disso, ñós nao poderiamos ir para Itatiaia na 5a feira. Fiquei desanimada porque eu pretendia ir para lá não só para descansar, como também para ficar com o gatinho. Aí minha mae me disse que talvez fossemos pra lá no sábado. Super caído ir no sábado para voltar no domingo. Não sei, perdi o tesão pela viagem. E acho que é bem mais do que isso, eu é que tou sendo muito simplista. Acho que eu nao sei mais se tou afim de ficar com o gatinho. Sabe, eu quero coisas novas e não a mesma velha frustração presente em nossos encontros e desencontros. Tou meio cansada disso. Queria ver se o encontrava na net, mas ele não apareceu e nem sei se vai aparecer. Eu sei, talvez a inovação tecnológica chamada telefone funcionasse. Mas eu tou muito chatinha hoje e essa minha falta de humor é um queima filme. Não sei o que eu quero mais. Ontem, eu disse que só ia decidir coisas da ordem do essencial: comer, dormir e ir ao banheiro. Porém, eu nao consigo. Eu sempre falo para as pessoas ao meu redor que é preciso que deixemos as coisas fluirem e justamente eu teho dificuldade de deixar as coisas acontecerem sem meus dedinhos no meio. Eita obsessão. Falei, falei e falei e nao encontrei solução pro caso do gatinho... :P Merda.

Eu aproveitei para fuxicar uns blogs já conhecidos e outros ainda não vistos. Achei uns legais e vou tratar de adicioná-los aqui para vocês verem.
Olhem só esse comentário.
"Quem lê esse blog sabe que eu adoro falar palavrão. E eu digo porque: os palavrões são as melhores palavras da língua portuguesa.
"Pra caralho", por exemplo. Qual expressão traduz maior idéia de quantidade do que "pra caralho"? "Pra caralho" tende ao infinito, é quase uma expressão matemática, física. A Via-Lactea tem estrelas pra caralho, o Sol é quente pra caralho, o universo é antigo pra caralho, entende?
E o "foda-se"? Existe algo mais libertário do que o conceito do foda-se? O foda-se aumenta minha auto-estima, me torna uma pessoa melhor. "Não quer sair comigo? Então foda-se.". O direito ao foda-se deveria estar assegurado na constituição brasileira.
Liberdade, igualdade, fraternidade e foda-se."
in Loser

Maneiro não? Até porque eu sou uma adepta do foda-se ;).

Tem o blog da Alucinada que eu também achei legal.

Continuarei buscando mais blogs legais... :) E coloco aqui o que eu gostar.

Trilha sonora de hoje: Chico Buarque - CD Ao vivo

sábado, 9 de junho de 2001

"Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com olhos livres." (Oswald de Andrade in Manifesto Pau-Brasil)

Sabe, eu demoro algum tempo pra escrever textos desse tipo. Sei lá. No modernismo brasileiro, Oswald de Andrade falava do conceito de antropofagia. Para ele, era inevitavel que estivessemos abertos ao que vinha do exterior (no caso, ele tratava da produção artistico-literaria) e por isso, deveriamos absorver sim a sua influencia. Mas, de uma maneira inteligente: era preciso aproveitar o melhor do que vinha de fora e digerir, misturar ao que tínhamos de bom. Assim, tudo o que nós teríamos em termos de produção intelectual seria a soma e não a negação de modelos. Para ele, o belo era deixar o conteúdo ditar a forma. A grande conquista do modernismo brasileiro foi a possibilidade da constante pesquisa estética.

Por que eu falei tudo isso? Porque, em parte, as coisas se processam assim pra mim. Eu preciso absorver as influências, pensá-las e digerir o que elas tem de bom. Aí então eu construo uma linha de raciocínio, de pensamento. A minha amiga Renata costuma zombar de mim quando me faz uma pergunta hiper complexa a respeito da vida e eu respondo "Ainda nao pensei sobre o assunto". Mas é verdade. Eu levo muito a sério essa questão de ter um posicionamento formado diante esta ou aquela situação. A gente não precisa ter um formado sempre, mas precisa ter a capacidade de escolher um por meio do nosso bom senso e pensamento crítico. Esse é o mérito.

Então... [OFF: Tou sentindo que eu tou fugindo ao tema.] Tem tanta coisa nas quais eu preciso pensar, tanta coisa que eu tenho pra dizer aqui, mas que ainda nao consegui nem dizer pra mim. Sabe quando nada tem forma ainda e tudo é so luz e som? [OFF: Poeticamente falando, eu diria que o universo, em seu principio era só luz e som] Pois é. Os pensamentos ainda estão nessa estado primordial, bruto, não lapidado. Uma hora eu escrevo.

Hoje eu não quero decidir nada além de quando comer, quando ir ao banheiro e quando dormir. Só o essencial, sem maiores implicações.

O Jô Frate, em seu blog Epifanias Imperfeitas postou uma poesia de autoria própria que eu acho que tem um pouco a ver com essa coisa disforme que eu tou vivendo agora. Vejam:

Banal

Trepar por trepar
sei que já faz parte.
Mas tá se perdendo
o que tinha de arte


Ah, depois eu posto mais sobre modernismo brasileiro. Tem muita coisa boa, vale a pena. Espero que você, meu querido leitor, possa partilhar comigo esse amor que eu sinto pela literatura brasileira. Mesmo que seja só por achar "bonitinho" o que tá escrito... :)

Hoje foi um dia meio "borocoxo". Nao fiz nada além de provas. Sério. Acordei como faço todo o santo dia às 6:10 para ir ao colégio fazer as malditas provas. Me fu em fisica. Sei lá como fui em literatura, mas acho que bem. A professora tinha razao ao dizer, quando perguntada da prova, que estava deliciosa de ser feita. Era uma prova daquelas pra se decolar, mas como decolar com 1:40h apenas? Não há criatividade que não pereça na ditadura do ponteiro do relógio.

Alias, vocês já repararam que toda a nossa vida é comandada pelo relógio? Isso é um legado da Revolução Industrial, que não foi apenas a maquinização da produção, mas também incluiu toda uma mudança na sociedade. "Introjetar um relógio moral no coração de cada trabalhador foi a primeira vitória da sociedade burguesa." (Edgar Decca in O Nascimento das Fábricas) E o mais grave: "A sirene da fábrica marca um novo ritmo de vida... Em sua tarefa o operário se distancia, cada vez mais, do que está produzindo." (in História do Movimento Operário - Os destruidores de máquinas). Então, você (que eu sinceramente espero que nao seja um alienado) consegue imaginar que sua vida foi ditada por essa e outras Revoluções? Nós vivemos soma e desconstruções de todos os momentos humanos. Aqui, agora. Tudo o que o homem fez se reflete sempre. É muito "contemporaneocentrismo" achar que nada do que faremos se refletirá em momento algum. A gente precisa parar de viver o presente e começar a planejar o futuro. Ponha a mão na consciência cidadão! Quero poder ve-lo dormindo tranquilo, em paz.
Ah! E por mais necessário que seja viver sob o regime autoritário dos minutos e segundos, fuja dele de vez em quando. A gente precisa disso. Não somos máquinas.

Voces já devem ter sabido que o discurso do ACM foi plágio de outro discurso, de um parlamentar chamado Afonso Arinos, na epoca de Vargas, certo?

Pois bem, quem descobriu isso nao foi nem este, nem aquele jornal, mas um vizinho nosso. Isso, um iluste vizinho da comunidade blogueira, o Catarro Verde. Palmas e mais palmas pra ele... :) Só fica uma pergunta no ar: como ele descobriu? Ele disse que pesquisou. Mas onde? O Kodai disse que se o Sérgio (nome do dono do blog) disser-lhe que sabia de cor, vai sentir muito medo dele. E eu tb.

Só sei que agora teremos jornalistas procurando neuroticamente em blogs, sobretudo o do Sérgio, furos de reportagem. Viramos leitura obrigatoria! ;)

sexta-feira, 8 de junho de 2001

Hoje foi um dia um tanto quanto peculiar. Mas, sem duvida, o mais peculiar de tudo foi algo que aconteceu na aula de geografia. O professor estava dando aula e os meninos do canto da sala pentelhando. Até que o cara se encheu e deu um esporro em todo mundo. Eu tinha levantado o dedo pra fazer uma pergunta, que nao havia sido respondido por conta do esporro. Quando o professor se virou para responder a pergunta, o cara estava tao irritado com os outros, que foi meio agressivo comigo. Eu, que nada fazia e sabia que nao tinha sido causadora da irritacao dele, comecei a fazer palhacada dizendo rindo "Calma, professor, nao me bate nao!". Aí o professor se tocou do que tinha feito, riu e pediu desculpas. Quando a aula terminou, eu fui até ele e ele tava com a consciencia hiper pesada. Pediu zilhoes de desculpas, me abraçou, explicou pq agira desse jeito... Eu entendi pq ele agiu assim e nem fiquei chateada. Só que o professor tava mesmo MUITO arrependido de ter sido meio grosso com uma aluna quieta, que presta atencao na aula dele (a aula é ma-ra-vi-lho-sa) e tava fazendo uma pergunta pertinente. Aí o professor ficou conversando comigo, me explicou a matéria toda, tirou todas as minhas duvidas. Aproveitei pra pedir pra ele trazer uns exercicios, já com gabarito pra gente. É que ele odeia corrigir. Resumindo: só sai do colegio as 13:20 (as aulas acabam 12:40). Tive de voar já que ainda ia passar em casa para almocar antes de ir para uma aula no cursinho. Mas, valeu a pena. Eu, que quero prestar vestibular pra Direito, nao posso deixar nenhuma duvida pra trás. E o professor é excelente e uma otima pessoa. Bom a gente ter essa impressao do professor fora do horario de aula, nao?

Alias, tenho de tecer meus elogios a equipe do 3o. ano do meu colegio. Os caras saum muito feras, excelentes. Só procês terem uma ideia, um dos meus professores de história é doutor! E dá aula pra gente justamente em cima da materia na qual ele fez doutorado... E os outros professores sao igualmente bem qualificados. Quero saber em que colegio as pessoas tem esse raro privilegio. E olha que eu estudo num colegio publico! Eu sempre falo aqui... A existencia do meu colegio e os bons resultados dele são a prova viva de que educacao fundamental e media publica de qualidade nao sao utopias. É possivel sim. Pena que nao seja interessante pros nossos politicos e pena maior ainda a classe media tenha ficado sentada vendo o sucateamento das escolas publicas, que ocorreu há uns 20 anos. E pior: é também uma pena que continuemos sentados sem protestar contra o sucateamento das universidades publicas. Eu estou fazendo a minha parte; porque vivo num órgão que faz parte da UFRJ, conheco bem seu cotidiano e tenho participado de algumas lutas. Tenho tentado também informar outras pessoas a respeito da UFRJ (as outras tb tem problemas, mas os dessa universidade eu conheco melhor), no movimento estudantil (AMES, UBES, etc). Não adianta reclamar depois de ter sido conivente... ;)

Depois eu escrevo mais... Separei umas poesias e uns manifestos literarios muito legais. Tenho de postá-los aqui, mas tou esperando por um pouco de inspiracao, já que preciso tecer os devidos comentarios.

quinta-feira, 7 de junho de 2001

Umas das poucas aulas de fisica em que eu consegui nao dormir. Deve ser o milagre da proximidade da prova inquietando meu coracao... Oh, oh. (Que brega!)

Hoje teve tb uma prova no colegio de genética (interação gênica). Eu adoro biologia e tenho muita facilidade, mas essa parte da materia é bem complicadinha. Depois que se entender o conceito, vai tranquilo, mas até lá... Pena-se muito. Eu e mais um grupo levamos 1 hora pra resolver 4 questões.

Lembram-se daquele menino do meu cursinho que virou meu amigo, mas no fundo o que queria mesmo é ficar comigo? Pois é... Uma amiga ouviu um comentario dele pruma outra garota dizendo que tinha "me pegado", mas nao valia a pena investir mais. Fiquei bolada. Pra que isso? A gente nao ficou! Deve ser mesmo so pra nao ficar por baixo e dar uma de fodao. E olha que nao é a primeira vez que eu vejo os caras contarem esse tipo de mentira. Parece pequena, até parece. Mas qq sorte de mentira é grave e uma pessoa que mente nessas coisas tao pequenas tem um caráter, no minimo, duvidoso. Meninos, por favor... Não mintam. É uma queimação de filme maior do que contar a verdade, por pior que ela seja.

Quanto a esse garoto, sabe o que farei? Absolutamente nada... Vou ficar quietinha fingindo nao saber de nada. Vê se eu quero mais confusão pra minha vida? Eu não! Já as tenho demais, obrigada.

quarta-feira, 6 de junho de 2001

Ixi. Dia de estudar física. Tou a tarde toda enrolando... Já dormi, já coloquei o relogio pra tocar um pouco mais tarde (função "soneca" do despertador é benção...). Mas, agora nao tem jeito: tenho de sentar a bundinha e estudar a materia. E sempre pode ser pior. Pelo menos, essa materia eu já estudei... Vai ser light entao. Ou pelo menos assim eu espero.

Tou febril hj, nao sei o que é. Talvez principio de gripe; espero que nao. Mas eu acho que é mesmo uma alergiazinha braba que me dá de vez em quando... É que os monstros do egoismo da minha sala de aula resolvem, sem a menor necessidade, ligar o ar condicionado no maximo. Racionamento que é bom, nada. E eu tenho rinite alérgica...

Tb tou meio carente hoje, mas melhor eu nem pensar nisso que as coisas ja tao dificéis hoje. Tou de TPM e ai eu tou enjoadinha, enjoadinha :)

terça-feira, 5 de junho de 2001

Nós, as Delicias Cremosas saimos no Estadão.
Preciso dizer mais alguma coisa? ;)
"A lagarta azul reclamou do tratamento que a mídia dá ao Dia dos Namorados. E ela tem toda a razão. A mídia é massacrante com as datas comerciais: se você não está namorando no dia 12 de junho, você se sente um ET (abandonado sozinho, traçoeiramente, aqui no planeta Terra). Mas não é só esta data, são todas as outras: como não se sente alguém que perdeu o pai e/ou a mãe no Dia das Mães e/ou dos Pais? E quem perdeu um filho no Dia das Crianças? Não sou contra estas datas, sei que são importantes para a economia, porque impulsionam o comércio e geram empregos e riquezas, mas demonstrar mais sensibilidade nos anúncios não doeria em ninguém, a não ser em publicitários menos criativos..." in Violinha

Nao preciso nem dizer que comungo do mesmo sentimento, né? ;)

Eu nao sei explicar o que eu tou sentindo hoje. Vou trntar... Rola um desânimo colossal, uma falta de vontade de acordar, dormir, de fazer qq coisa. Falta vontade pra me cuidar. So penso em dormir. Acho até que se o gatinho que foi o love da minha life me oferecesse um beijo hj, eu recusaria.

Tem qq coisa estranha no ar, nao sentem? Algo que tem a ver com a situacao do pais e esse estado de coisas que todos nos estamos vivendo individualmente. A crise do pais (que já vem de muito tempo) afeta nossas vidas de tal forma que fica dificil nao se deixar abater por toda uma falta de motivacao. Falta de motivacao que nao vem combinada com uma indignacao... Ela vem sozinha, inutilmente sozinha.


Eu estou mesmo é achando graça da minha descoberta do dia. Descobri que o que me excita mais numa pessoa é o cérebro! Tão rindo? É serio. É por isso que eu nao curto nem um pouco essa modernidade do "ficar". Eu gosto de conversar, de bater papo cabeça e sentir que nao tá fazendo eco o que eu tou falando... :) Isso sim, me atrai muito mais do que um belo corpo. Mas, tenho de admitir que eu nao consigo ter rolos com gordinhos, nem com cabeludos... :/ Pq ai nao rola tesao e qq relacionamento é uma soma... ;) Tesao é obviamente importante.

Eu acho melhor eu parar por aqui pq eu estou instrospectiva demais hj e posso deprimir voces... :)


domingo, 3 de junho de 2001

ALERTA VERMELHO
A moça que vos fala neste momento está entrando em fase de TPM. Todo cuidado é pouco, já que fico potencialmente homicida nessa fase.
Ontem foi a festa junina do meu colegio, para qual eu fui SO-ZI-NHA. Tudo bem. Peguei o convite que tinha comprado pro ex-gatinho (pq quero que ele se foda) e vendi pruma amiga. E sabe que foi legal ter ido sozinha? Eu fiquei na barraca do Grêmio (sim, eu já fiz parte. agora, eu sou colaboradora... num deu pra continuar por causa do vestiba) vendendo as paradas, dancei quadrilha, conversei com ex-alunos do colegio.. Tou ate aprendendo a dancar forró!

Eu tava uma figura dentro da barraca do Grêmio... Botava pra correr os engracadinhos que so queriam curtir com a cara da gente. Perguntava mesmo "Quer comprar? Se nao quer, vaza!" ou entao "Po, tamos em fim de festa.... Tamos cansadas, v se nao enche."
E vendemos maravilhosamente bem. Pq os caras que costumam fazer essas palhacadas, geralmente nada compram.

Pena que eu tenha escolhido uma roupa nada propicia ir lah... Salto plataforma e calça branca. Imagina so como nao estava no fim da festa? Pes doidos e roupas imundas... ;) Mas, td bem... É td festa.

Pelo menos o ex-gatinho deve a consideracao de ligar. Ligou e pediu desculpas. Fez-me repetir que eu "desculpo". So que eu falei com uma voz que deixava bem claro que eu tava puta e que nao desculpava porra nenhuma. Só nao dei ataque pq eu sou chic, muito chic (TM by Banana). Falar desculpas é facil, desculpar mesmo é que é dificil. E isso, eu nao fiz mesmo. Pra mim, vacilos desse tipo sao imperdoaveis e ainda mais quando eu relacionamento esta muuuuuuuito no inicio. É ai que a gente vê quem a pessoa é. E ainda por cima, desculpa de cú é rola.

Outra coisa que eu queria dizer...
Gente, olha... Na boa... Eu nao vou responder esses emails que ficam pedindo preu me descrever fisicamente e que contem esses papinhos de conquistador (barato, diga-se de passagem). Primeiro pq eu acho isso triste... Segundo... Essa pagina nao serve preu arrumar namorado e eu nao tou nem um pouco interessada nesse tipo de cantada. Terceiro, eu tinha me referido a responder emails sobre assuntos do blog, comentarios de textos, perguntas sobre os textos, etc. pra substituir o blogvoices... Desculpa mesmo. Mas responder o tipo de mail supra-citado, nem rola mesmo.




sexta-feira, 1 de junho de 2001

Pau no cú do gatinho. Odeio que me enrolem, odeio esperar ligacoes, odeio ser feita de otaria, odeio ser cozinhada. Quando ele ligar pra cá vai tomar um mais que devido chega pra lá. Isso pq eu comprei os convites pra festa junina do colegio jah q ele disse q iria comigo e ele nao me ligou pra combinar a parada. Odeio homem que se faz de gostoso e ainda por cima pensa que eu sou otaria.
Esses 4 meses sozinha deve ter me deixado com uma placa de idiota no meio da testa.

O outro gatinho me mandou uma msg... dando a entender que seria uma pena se eu nao fosse pro camping no feriadao e dizendo que eu nao parecia muito animada. Em suma, deu uma de gostoso pra cima de mim. Nao pensei 2 vezes e dei uma de gostosa pra cima dele.
Pra ser sincera, eu acho que vou acabar indo pro camping mesmo e ficando com esse carinha. Ele vale muito a pena: tem um cerebro foda, um papo otimo e quando encosta em mim, eu jah tou derretida. So tou com medo da gente acabar indo parar na cama e depois eu me arrepender e/ou tomar no rabo. Isso sim vai ser foda.
Olha, minha ultima tentativa. Se essa nao der certo, eu vou parar d tentar arrumar alguem e ficar quietinha no meu canto. Eu fico bem sozinha e no fundo, nem sei se tou preparada pra voltar a ter alguem. O que nao dá mesmo é pra ficar puta assim a toa.
O que me deixa bolada é saber que o envolvimento com esse segundo gatinho que eu citei, é inevitavel... Tipo, rola uma parada mega sinistra mesmo. Esse é o tal que pediu pra ficar comigo qdo eu tinha 14 anos, eu nao topei e nos ficamos 2 meses juntos quando eu tinha 16 e terminamos por maldicao do destino. Mas ficou no ar aquele clima de "rolará mais". E ficou, e ficou, e ficou. Ficou tanto que nao ficamos ainda. Odeio enrolacoes por isso. Serio... Esse carinha foi o unico que eu REALMENTE amei. A ponto de, se ele me pedisse em casamento, eu toparia na hora mesmo sem a necessaria vivencia pra encarar uma experiencia como essa. Toparia e casaria feliz. Eu NUNCA pensei em estar casada com nenhum dos meus namorados/ficantes. Pelo contrario, sempre soube que so dava certo pq nao eramos obrigados a conviver diariamente. Isso sim eh sinistro. Confesso que tenho muito medo do que eu ainda possa sentir por ele.

Hoje foi mesmo um dia de merda. Pra completar o pacote, eu tou me sentindo mal, muito estranha mesmo. Cansada alem da conta...
So teve uma coisa boa... a moça que trabalha aqui em casa e tá de licenca maternidade, trouxe o filhinho dela pra gente ver. A gente se dá super bem com ela, ai ela veio nos visitar. O bebe é muito fofo... Chama-se Mateus, nome escolhido por mim... :) Passei o dia de babá, trocando fraldas, conversando com o nenê e feliz, muito feliz.
Sim, eu quero ter filhos.