sábado, 30 de junho de 2001

Pronto, agora eu vou sentar e escrever mais... É que naquela hora meu pai estava me chamando para sair para almoçar e depois fui direto pro cursinho fazer o simulado. Do simulado, fui para a academia e ufa...! finalmente estou em casa.
E boa surpresa ao chegar... O gatinho me ligou! :)))) Sorrisos mil. E olha que eu tava mesmo dizendo que ia ligar para ele! Mor conhecidência... Maior ainda porque eu tinha acabado de comentar com a minha mãe algo que eu queria falar com ele e o telefone tocou. Lindo. Disse que queria sair comigo hoje, mas ficou sabendo de uma festa de um amigão dele. Talvez me ligue se a festa estiver muito down para a gente sair, mas nao garantiu. Porém, ficou de me ligar amanhã para ver se sairíamos à tardinha... Tomara

Maneiro que eu fiquei meio preocupada com um trabalho que eu teria de fazer e tals e liguei pruma amiga que tá no grupo do trabalho para ver se ia rolar amanhã ou não. A menina, que é uma das minhas melhores amigas, pôs mor pilha para eu chutar o balde do trabalho e disse que depois a gente via isso. Fofo, nao é? É que ela sabe o quanto eu batalhei para estar com esse gatinho... Acompanhou tudo de perto, sabe bem como foi.

É isso... tou muito, muito feliz.
Só fico meio bolada comigo mesma porque eu falo desse gatinho com brilho nos olhos e de um jeito fofo... Minhas amigas devem estar achando que ele é lindo, maravilhoso, Deus. Só que eu sei que só eu enxergo isso porque eu gosto dele. Isso me faz ter um medo danado de apresentá-lo para elas em alguma ocasião. Mas, foi vacilo meu deixá-las com essa impressão do gatinho.

Ah, por falar em simulado... A prova de literatura e lingua portuguesa, para variar, estava muito foda de ser feita. Vou até postar uma questão muito maneira da prova aqui... Tenho certeza de que vocês vão gostar. Creio que alguns já saibam do que trata a questão, mas fica a lembrança aqui. Tentem fazer as questões mentalmente que ficará mais facil de entender... :))


Injuriado
Chico Buarqu/1998

Se eu só lhe fizesse o bem
Talvez fosse um vício a mais
Você me teria desprezo por fim
Porém não fui tão imprudente
E agora não há francamente
Motivo para você me injuriar assim
Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei seu gênio ruim
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim

Questão 1
A música de Chico Buarque, "Injuriado", estrutura-se numa espécie de desabafo do "eu lírico", altamente contrariado com uma situação que, em princípio, não encontra justificativa. Longe de qualquer contexto extra-textual, a quem parece se destinar a voz do poeta? Justifique com elementos do texto.

Questão 2
Durante as eleições presidenciais de 94 e 98, em que FH e Lula se confrontaram diretamente, vários artistas se posicionaram à esquerda e à direita. Tendo Chico Buarque mantido a sua opção, a mesma desde 1990, de apoio a Lula, o então eleito presidente FH disparou sobre o artista uma série de críticas quanto à qualidade de sua obra. Nesse sentido, a música "Injuriado" se propõe ser resposta aos ataques de FH. Partindo da estruturação e das imagens produzidas pelo tezto, como é possivel perceber o recurso da ironia utilizado por Chico?


Foda não? Fiquei sabendo que Chico não admitiu essa estranha conhecidência, quando foi perguntado sobre o assunto. Tudo bem, ele também teve a cara-de-pau de negar que "Apesar de você" fora feita para o Médici, então tá tudo beleza. Mas, cá para nós... Que graça teria se ele contasse a verdade? ;) Mas espero que tais informações ainda apareçam numa autobiografia dele... Espero mesmo. ;)


Nenhum comentário: